Foto: Reprodução

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, em recente entrevista à revista Carta Capital, disse que estaria no Ceará, nesta semana, para conversar com o Ciro Gomes sobre a posição do seu partido em relação ao Governo Lula. Lupi chega a Fortaleza na quarta-feira e conversará não apenas com Ciro, sobre o Governo Federal, mas também com outros integrantes do partido em relação ao Governo Elmano, no Estado do Ceará, cuja posição a prevalecer será a de Roberto Cláudio, a do próprio Ciro e a de André Figueiredo, presidente estadual da agremiação.

André, Roberto Cláudio e Ciro defendem que o PDT cearense deva ser oposição ao próximo Governo Petista. Cid Gomes é o único das lideranças pedetistas cearenses a defender que o partido empreste apoio a Elmano, e com ele estão alguns deputados, dissidentes, que votaram em Elmano contra o candidato a governador da agremiação, Roberto Cláudio. Hoje, por conta das divergências da campanha, há dois grupos digladiando-se no PDT. E pelo grau de animosidade nas relações entre o senador Cid Gomes e o ex-prefeito Roberto Cláudio e seu irmão Prisco Bezerra, primeiro suplente de Cid, dificilmente estes estarão do mesmo lado na política cearense, ao menos nos próximos meses.

Cid acusa Prisco, o seu primeiro suplente, de quem era muito amigo e com boas relações de negócios, de ser financiador de campanha contra ele, inclusive fazendo acusações a amigos de longas datas, o que demonstra uma certa irracionalidade em relação ao fato. Cid está fora do projeto atual do PDT por conta de sua posição na campanha eleitoral passada, onde ficou distante do seu partido e incompatibilizado com o irmão Ciro. Os entendimentos de Lupi no Ceará poderão ser definidores para o futuro da agremiação neste Estado.

Paralelo aos entendimentos internos no PDT, envolvendo o comando nacional, parte da agremiação no Ceará já conversa com outras forças políticas de oposição, para inicialmente concatenarem as ideias de enfrentamento ao novo Governo, mostrando o que foi o Governo de Camilo Santana, ao longo de sete anos, que Elmano promete sequenciar. O parecer do Tribunal de Contas do Estado, que inicialmente recomendava a desaprovação das contas do Governo Camilo, referentes ao exercício de 2021 está sendo minuciosamente estudado para subsidiar discursos de oposicionistas na Assembleia e na Câmara Municipal de Fortaleza.

Confira o comentário do jornalista do Edison Silva: