A homenagem aconteceu no Plenário 13 de Maio da Casa e atendeu requerimento do deputado Acrisio Sena (PT).Foto: Reprodução/ Dário Gabriel

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE) celebrou, em sessão solene realizada na tarde desta sexta-feira (25), os 30 anos da Escola Alegria do Mar, em Almofala; os 20 anos da criação do Curso de Magistério Indígena Tremembé – Nível Médio (MIT) e os 15 anos do Curso de Magistério Indígena Tremembé Superior (MITS).

O parlamentar ressaltou que, ao longo de 30 anos, as escolas Tremembé se expandiram, alcançando várias aldeias: Varjota, Tapera, Passagem Rasa, Batedeira, Queimadas, entre tantas outras.

”É para homenagear essa trajetória magnífica de 30 anos de construção da educação diferenciada do povo Tremembé que a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realiza essa sessão solene, para reconhecer e comemorar este momento histórico do povo Tremembé”, frisou.

O deputado estadual Acrisio Sena (PT) destacou a realização, pela Alece, da primeira audiência pública em território indígena, na Escola Indígena Maria Venância, na praia de Almofala, em 3 de junho de 2022. Na ocasião, foram debatidos o fortalecimento e o avanço da educação diferenciada indígena no Ceará.

O cacique João Venâncio, do povo Tremembé, enfatizou a importância da educação diferenciada para o povo Tremembé em um contexto de ameaça à cultura indígena. ”Temos que respeitar a nossa educação, porque é nela que nós aprendemos a lidar com a nossa cultura, nossa ciência, nossa espiritualidade. Temos que trabalhar essa questão da educação pra não mudar o jeito do povo ser, pra não trazer pra dentro da nossa educação coisas que não cabem a nós, porque, infelizmente, estão matando a nossa cultura pra se adaptar à cultura do outro”, alertou.

A delegada Penélope Malveira Goes relatou a história de Raimunda Marques do Nascimento, a Raimundinha, primeira professora a formatar um modelo de educação diferenciada indígena no Ceará. Segundo Penélope, Raimundinha buscou implantar um modelo que atendesse os interesses do seu povo, respeitasse seus costumes e vivenciasse sua cultura.

Nascida na praia de Almofala, Raimundinha teria completado 50 anos em 2022, mas faleceu aos 37 anos, em 15 de maio de 2009.

“Em sua curta passagem, ela nos mostrou que uma vida vivida com intensidade, doação, coragem e arte pode fazer a diferença. Aqui estamos hoje, com alegria, festejando também o cinquentenário do nascimento de Raimundinha e nos saciando do mais saboroso e valoroso fruto plantado em sua existência: a educação diferenciada do povo Tremembé, iniciada há pouco mais de 30 anos”, pontuou.

Receberam homenagens Maria Francisca Cabral de Holanda (Tia Diana), Raimunda Marques Malaquias Moraes, Carla Virgínia Cavalcante Monteiro, João Venâncio, Isabel Elisete do Nascimento, José Sobrinho (Zé Domingo), José Jacinto (Zé Lapa), José Mendes Fonteles (Babi Fonteles), Evandro Marciano (Evandro Tremembé), Maria Amélia Leite, Maria do Socorro Fontenele (Pan), Marly Schiavini, Maria dos Anjos Siqueira (Neném Beata), Maria Socorro dos Santos Rocha e Maria José da Rocha.

O evento também homenageou, in memoriam, Antônio Félix dos Santos, Augustinho Félix Jacinto, Manoel Fábio do Nascimento, Maria Socorro dos Santos, Maria Jorge Gabriel (Dona Pequena) e Raimunda Marques do Nascimento (Raimundinha).

Estiveram presentes na solenidade o pajé Luís Caboclo; a professora Maria Neide Teles, representando os professores do município de Itarema; o professor Francisco Cleiciano da Silva, representando os professores do município de Acaraú, e o professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Babi Fonteles.

Fonte: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará