Ao menos 24 vereadores titulares participaram do almoço de forma presencial, dois por videoconferência e um enviou representante. Foto: Divulgação

Com apoio do atual presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT) e da quase totalidade dos membros do PDT, o vereador Gardel Rolim (PDT) conseguiu reunir, na tarde desta quarta-feira (09), 27 parlamentares titulares em almoço de adesão à sua candidatura à Presidência do Poder Legislativo da Capital cearense. Outros nomes podem compor com a sua postulação, mas aguardam diálogo que estão sendo realizados de forma individual.

Ao todo 24 vereadores participaram do encontro de forma presencial, enquanto que PPCELL (PSD) esteve de forma virtual, visto que estava em viagem, além de Júlio Brizzi (PDT), que se encontra se recuperando da Covid-19. A vereadora Cláudia Gomes (PSDB) não compareceu, pois estava viajando, mas enviou um representante. Apesar de não aparecer na foto oficial divulgada, Ronivaldo Maia não (sem partido) também esteve presente.

Nove dos dez membros titulares do PDT estão fechados com a candidatura de Gardel Rolim e participaram do evento. Somente a vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT) não compareaceu. Na tribuna da Casa, mais cedo, ela criticou uma suposta interferência do Poder Executivo Municipal no processo de escolha do candidato a presidente da Câmara Municipal, mas chegou a dizer que participaria do almoço, o que não se confirmou.

Apesar do pessebista Léo Couto também ter se colocado como candidato, o vereador Fábio Rubens, também do PSB, esteve presente à reunião. O PL, por sua vez, que possui cinco membros na Casa, foi representado por Ana do Aracapé e Tia Francisca. Carmelo Neto, Priscila Costa e Inspetor Alberto, que também fazem parte da sigla liberal, não compareceram, visto que fazem parte da oposição bolsonarista que está dialogando com os dois campos na disputa.

Apesar de ainda não terem fechado questão quanto ao nome, alguns membros do bloco da oposição bolsonarista devem apoiar o nome de Gardel Rolim, como Julierme Sena e Sargento Reginauro, ambos do União Brasil.  Reginauro, inclusive, já declarou apoio ao pedetista. Danilo Lopes, do Avante, foi um dos primeiros a se posicionar favorável ao nome do candidato do PDT e também se soma aos aliados da postulação de Rolim.

Mesa Diretora

A escolha do próximo presidente da Câmara Municipal de Fortaleza e sua respectiva Mesa Diretora será feita no próximo dia 1º de dezembro. Vale salientar que quatro vereadores não poderão compor a chapa de 10 membros do colegiado, visto que foram eleitos deputados estaduais. São eles: Carmelo Neto, Sargento Reginauro, Antônio Henrique e Larissa Gaspar (PT).

Informações dão conta de que Guilherme Sampaio (PT) também pode ir para a Assembleia Legislativa em 2023, na vaga de algum petista que será deslocado para o Executivo Estadual, e também estaria inapto para compor a chapa da Mesa Diretora. Atualmente, o petista é o segundo secretário do colegiado.

Vereadores que participaram do almoço:

Fábio Rubens (PSB), Germano He-man (PMB), Professor Enilson (Cidadania), Tia Francisca (PL), Jorge Pinheiro (PSDB), Lúcio Bruno (PDT), Estrela Barros (Rede), Elpídio Nogueira (PDT), Antônio Henrique (PDT), Michel Lins (Cidadania), Gardel Rolim (PDT), Emanuel Acrízio (PP), Adail Júnior (PDT), Paulo Martins (PDT), Kátia Rodrigues (Cidadania), Ana do Aracapé (PL), Renan Colares (PDT), Bruno Mesquita (PROS), José Freire (PSD), Welington Saboia (PMB), Marcelo Lemos (UB), Luciano Girão (PP), Raimundo Filho (PDT) e os suplentes  Didi Mangueira (PDT) e Pedro França (Cidadania). 

A vereadora Cláudia Gomes (PSDB) enviou um representante, enquanto PPCELL, que estava em viagem, participou por vídeoconferência, assim como Júlio Brizzi (PDT), que está com Covid.