O vereador Júlio Brizzi foi escolhido para auxiliar no grupo de trabalho da Juventude. Foto: CMFor

Pelo menos cinco parlamentares cearenses do Partido Democrático Trabalhista (PDT) estão apoiando a equipe de transição do Governo Lula. Apesar do distanciamento da principal liderança pedetista, o candidato derrotado Ciro Gomes, deputados e o vereador Júlio Brizzi aceitaram participar do grupo e contribuir nas mais diferentes áreas.

O presidente do partido no Ceará, o deputado federal André Figueiredo entrou no grupo de trabalho de comunicações, visto já ter sido ministro da área durante o Governo da ex-presidente Dilma Rousseff. Idilvan Alencar auxilia na área da Educação, Mauro Filho no Planejamento, Orçamento e Gestão e Leônidas Cristino no setor de Cidades. Apesar de terem apoiado Ciro Gomes no primeiro turno, durante o segundo turno alguns deles se dedicaram à candidatura de Lula, uns bem mais que outros.

Durante sessão ordinária desta quinta-feira (24), o vereador Júlio Brizzi lembrou que seu nome foi indicado pelo PDT nacional para compor um dos grupos de trabalho da equipe de transição do novo Governo que foi eleito. Ele faz parte do colegiado que atua no setor da juventude, inclusive, já participou de reunião virtual na manhã de hoje.

“Acho que isso é um esforço que muitas pessoas estão se colocando para somar, para contribuir, para que a gente possa retomar políticas públicas importantes que nos últimos anos inexistiu. Pelo menos 25% da população brasileira é de jovens, a maioria em vulnerabilidade e queremos fortalecer os projetos através de coordenação nacional que tenha importancia e visibilidade”, defendeu Brizzi.

Segundo ele, enquanto existem pessoas querendo contribuir com o País, outras se contrapõem à realidade e se manifestam de formas diversas contra a democracia. Ele lembrou o questionamento feito pelo PL contra o resultado do segundo turno, mas não questionando o primeiro turno onde a maior bancada eleita foi do partido do presidente Jair Bolsonaro.

Atos andidemocráticos 

“Os deputados mais votados são do partido do Bolsonaro, o governador de São Paulo foi ministro de Bolsonaro e eles reconhecem o resultado Só não reconhecem o resultado do segundo turno. Qual o nome disso? Isso lembra muito aquela imagem do menino que não sabe jogar bola, mas sai com a bola se não for jogar. O ideal é que essas pessoas entendessem a democracia. Agora, atacar democracia, querer golpe militar, isso é ruim para o País”, disse.

Segundo Brizzi, é mais importante discutir os atos antidemocráticos de bolsonarisas do que se preocupar com alguma multa aplicada a partido político. Segundo ele, nos últimos anos, as decisões judiciais foram politizadas, o que também prejudica o processo democrático do País.