Serão homenageados aniversários dos cursos de magistério Indígena Tremembé. Foto: Reprodução/ SJTO/ TRF1

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE) realiza sessão solene para homenagear projetos de educação com foco nas etnias indígenas do Ceará nesta sexta-feira (25), às 15h, no Plenário 13 de maio.

Serão homenageados os 30 anos da Escola Alegria do Mar, em Almofala, 20 anos da criação do Curso de Magistério Indígena Tremembé – Nível Médio (MIT) e 15 anos do Curso de Magistério Indígena Tremembé Superior (MITS).

A solenidade atende requerimento do deputado Acrísio Sena (PT), que aponta o destaque dos projetos e seus idealizadores como expressivos marcos do fortalecimento da diversidade cultural no Ceará.

Segundo o parlamentar, os projetos e as pessoas serão homenageados pelo compromisso com a questão sociocultural relacionada à oferta de ensino qualificado e diferenciado às etnias existentes no Estado.

Os projetos, afirma, representam o fortalecimento da diversidade cultural do Ceará com enfoque preservacionista das raízes, assim como a certeza da possibilidade da convivência respeitosa e da troca de saberes.

A Escola Alegria do Mar, em Almofala, foi a primeira experiência de escola diferenciada para o povo indígena, explica o deputado requerente, ressaltando também a trajetória e importância dos cursos de magistério indígena.

Fonte: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará