Tasso Jereissati defendeu o nome de Roberto Cláudio como o mais preparado para governar o Ceará. Foto: Reprodução/Globonews

Principal liderança do PSDB no Ceará, o senador Tasso Jereissati disse, na tarde desta quinta-feira (20), em entrevista à Globonews, que a vitória de Elmano de Freitas (PT) no Estado e derrota de Roberto Cláudio (PDT) não significa apoio automático da sigla tucana ao posicionamento de um ou outro. Apesar das falas do parlamentar, membros da agremiação participaram do Governo do petista Camilo Santana, e seguem na gestão de Izolda Cela (sem partido), que apoiou a candidatura do Partido dos Trabalhadores.

Segundo ele, no Ceará, o PT e o PDT de Ciro Gomes formaram uma aliança de 16 anos, que, inclusive, foi constituída inicialmente contra ele, mas que agora está rompida. “Governaram o Estado até agora. No entanto, eles romperam nessas últimas eleições. E apoiamos aquele que achávamos e  acho o melhor candidato, com mais condições e credenciais de continuar com a história que o Ceará tem de boa governança”, disse.

De acordo com Tasso, a derrota de Roberto Cláudio nas urnas não significa uma aliança automática com o pedetista ou com o governador eleito. Ele destacou, ainda, que o PSDB do Ceará, assim como a sigla em nível nacional, passa por um processo de reconstrução. “A transição passou e agora estamos vendo as melhores condições de reconstruir o partido”.

O senador afirmou, também, que apoia a candidatura do ex-presidente Lula em defesa da democracia, apesar de não concordar com boa parte das ideias do petista. “Essa eleição foi muito esquisita, com dois candidatos com características populistas, de xingamentos na televisão e redes sociais que eu nunca vi, e acho até deprimente, com poucas propostas apresentadas para o País”, lamentou.

“Naquilo que possa apoiar o Lula, em defesa da democracia, farei. A Simone (Tebet) participa mais ativamente. Eu não sou petista, mas estou votando no Lula. Ele tem várias ideias que eu não concordo, mas o que está valendo acima de tudo é a democracia” – (Tasso Jereissati)