Socialista fez um histórico sobre o Governo de Jair Bolsonaro, que segundo disse atuou defendendo a intolerância e violência. Foto: ALCE

O deputado Renato Roseno (PSOL), lamentou , durante pronunciamento na Assembleia, na manhã desta quarta-feira (26), casos de coação eleitoral nos ambientes de trabalho. Ainda de acordo m ele, o presidente Jair Bolsonaro construiu, por quatro anos, um Governo de autoritarismo e mentiras.

O socialista disse que nunca presenciou uma escala tão considerável de assédio eleitoral, como no pleito deste ano. Segundo ele, existem casos denunciados de patrões ameaçando fechar as empresas, oferecendo pacotes para que trabalhadores não compareçam às urnas no domingo (30) e intimidações de demissões.

Presidente da comissão dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Roseno solicitou que aquele que tenha sofrido algum tipo de assédio no ambiente do trabalho envie mensagem para o colegiado para descrever a situação. “Se tiver algum tipo de imagem, nos envie, nos escreva, guardamos seu anonimato”, disse ele, afirmadno que as denúncias seriam encaminhadas para o Ministério Público do Trabalho (MPT).

Para ele, o povo brasileiro quer trabalho, justiçça, saúde eficiente e uma política de trabalho sólida, além de segurança e paz. “Ele sabe que a natureza tem que ser preservada. O pvo brasileiro quer paz, o direito de caminhar em paz.  O povo brasileiro quer moradia, acesso á cultura, ao lazer, à possibilidade de termos uma vida digna. Por isso o povo brasileiro tem saudade do tempo em que o salário mínimo era reajustado acima da inflação, quando havia ampliação da farmácia popular e transferência de renda”.

Segundo disse, o orçamento para a assistência social para o próximo ano caiu 99%  e é preciso mudar e recompor a peça orçamentária em 2024. “Ele (Bolsonaro) retirou dinheiro da farmácia popular, retirou do tratamento do câncer, é um Governo contra os mais pobres. Nem começou e já reduziu recursos para a habitação. É um Governo que implanta muitas sementes de violencia, faz clamor violento”, disse.

“O Brasil viveu autoritarismo durante quatro anos, muita mentira, muita manipulação da boa fé das pessoas. Gente que você sabe que representa o pior na política ao lado do bolsonarismo. Nós sabemos que essa mentira tem perna curta. Ela vai acabar no domingo” – (Renato Roseno)