Ciro Gomes não se empenhou na campanha de Lula, mas disse que seguiu a orientação do partido ao votar. Foto: Reprodução/Instagram

Durante o pleito eleitoral no segundo turno da campanha, alguns partidos e lideranças políticas decidiram manter neutralidade e não apoiar Lula ou Bolsonaro. No entanto, após o resultado das urnas, parlamentares, dirigentes e prefeitos que estavam neste grupo resolveram parabenizar o presidente eleito. A maioria destacou a importância de pacificar o País.

“Viva a democracia brasileira”, disse o presidente do PDT do Ceará, André Figueiredo. Ele chegou a participar de duas reuniões em defesa da candidatura de Lula, mas não se engajou na campanha no Ceará, diferente do que foi feito por alguns pedetistas. Segundo ele, o próximo governo precisa ser símbolo de união e esperança. “É tempo de reconstruir caminhos de liberdade, de paz, de justiça social”.

“Desejo ao presidente eleito toda a felicidade na honrosa missão a si concedida pela maioria do nosso povo brasileiro”, publicou Ciro Gomes, que justificou a postagem como “cumprindo o saudável dever democrático”. Durante o segundo turno, Ciro só se pronunciou duas vezes: quando publicou vídeo apoiando decisão do PDT de apoio a Lula e durante votação, no domingo (30).

Dentre aqueles que se pronunciaram estão deputados eleitos pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), que preferiram o silêncio e não aderiram a orientação da sigla em defesa ao nome de Lula. “Parabenizo o presidente da República eleito Lula pela vitória legítima nas urnas. Desejo sabedoria para unir o Brasil e enfrentar os problemas reais do País”, disse Antônio Henrique, atual presidente da Câmara Municipal de Fortaleza.

Cláudio Pinho, também deputado eleito para a Assembleia Legislativa, defendeu que Lula possa governar para todos os brasileiros, “sempre visando o bem-estar, a união e o progresso de nossa gente”. Candidato derrotado para o Governo do Estado, o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, que estava sumido dos holofotes, parabenizou o presidente eleito e desejou “sucesso a sua gestão à frente dos desafios a serem enfrentados em defesa do povo brasileiro”.

Campanha

O prefeito de Fortaleza Sarto também se posicionou em suas redes sociais. Apesar de ter realizado reunião em prol da candidatura de Lula, ele não se engajou na campanha como outros poucos pedetistas. “Parabéns e sucesso ao presidente Lula, que a partir do dia 1º de janeiro de 2023 enfrentará grandes desafios. Espero que o’resultado desta eleição encerre a conflagração no Brasil, para assim, nos dedicarmos a superarmos nossos problemas reais”.

Vice-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Adail Júnior (PDT), que criticou o PT e seus candidatos durante toda a campanha, também parabenizou Lula pela vitória. “A vontade do povo foi manifestada e deve ser respeitada”. Presidente do PSD, Domingos Filho emitiu uma nota do partido parabenizando Lula pela vitória e desejando “que tenha habilidade suficiente para pacificar e reuificar o Brasil”.