Acrísio Sena criticou o uso político de evento religioso em Aparecida. Foto: ALCE

Em seu pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (13), o deputado Acrísio Sena (PT) fez um balanço das políticas do Governo Jair Bolsonaro para a infância. O parlamentar aproveitou o momento para criticar o que ele chamou de “vandalismo bolsonarista” na Festa de Nossa Senhora da Aparecida, na cidade de Aparecida, durante a vista do presidente da República ao santuário local.

“A romaria existe desde 1717 e a data é oficial desde 1980. Nunca se viu tantas cenas lamentáveis de desrespeito como as patrocinadas por Bolsonaro, que usa a religião de forma eleitoreira, agredindo inclusive o bispo e a imprensa”, destacou o petista. Ele apresentou dados que, segundo disse, mostram o “descaso” do governo Bolsonaro com a infância.

“Cerca de 28% da população infantil não tem sido vacinada nos últimos anos. A campanha antivacina promovida pelo governo Bolsonaro afetou os índices de vacinação para outras doenças, até mesmo, aquelas já consideradas erradicadas, como a poliomielite”, disse. Segundo ele, em 2020 a vacina Sabin chegou a apenas 76,15% dos bebês.

Para o parlamentar, os números expressam o reflexo de uma política nacional que não leva em consideração as pessoas. Acrísio Sena lamentou ainda os dados do relatório do Unicef e do IBGE (2022) sobre a situação de violação de direitos das nossas crianças e adolescentes.

O petista criticou as ações do Governo Federal, afirmando que “a continuidade do bolsonarismo vai aprofundar ainda mais o negacionismo e a violação de direitos. Temos que combater essa praga que ameaça o presente e o futuro dos nossos jovens”.