Desconhecida na Capital cearense, Luana Ribeiro contou com a liderança de Michel Lins para atrair o maior número de votos dos fortalezenses. Foto: Reprodução/Instagram

Durante o processo de escolha para a disputa deste ano, a Federação formada por Cidadania e PSDB passou por dificuldades no que diz respeito ao apoio para o Governo do Estado. Passado esse momento de tensão no grupo, o grupo conseguiu eleger duas mulheres para a Assembleia Legislativa – Luana Ribeiro (Cidadania) e a Emília Pessoa (PSDB) – com foco na unidade partidária e trabalho efetivo dos dirigentes das siglas.

No caso da eleição de Luana, neófita na política, levou-se em consideração a participação e empenho do vereador de Fortaleza Michel Lins, presidente do Cidadania na Capital cearense, que conseguiu atrair para a candidata 13.521 votos. O dirigente, já há algum tempo, vem atuando junto aos membros da sigla, fortalecendo a ideia de que cada um importa para a construção de sufrágios capazes de eleger um representante da agremiação.

Em 2018, por exemplo, o Cidadania conseguiu eleger três vereadores para a Câmara Municipal de Fortaleza. Além de Lins, também foram eleitos Professor Enilson e Kátia Rodrigues. Durante a atual Legislatura na Casa os titulares têm revezado a participação no Legislativo da Capital cearense, visto que este é um dos acordos feitos entre titulares e suplentes do partido.

Defensora da causa autista, Luana Ribeiro também obteve votação considerável em Cascavel, seu colégio eleitoral, com 16.733 votos, onde contou com o apoio do prefeito da cidade, Tiago Ribeiro, também do Cidadania, seu esposo. Em 2018, o partido, ainda como PPS, elegeu um deputado para a Assembleia Legislativa, Júlio César Filho, que deixou a sigla e migrou para o PT.

O partido busca se fortalecer, ao lado do PSDB, em busca de mais cadeiras nas câmaras municipais em 2024. Atualmente, a Federação possui seis vereadores na Câmara de Fortaleza (Michel Lins, Professor Enilson, Kátia Rodrigues, Cláudia Gomes, Erivaldo Xavier e Jorge Pinheiro), sendo um dos grupos com mais representatividade na Casa.

Emília Pessoa, do PSDB, por sua vez, teve uma votação considerável em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, onde já foi vereadora e secretária municipal. Dos poucos mais de 33 mil votos que obteve nas urnas, quase 27 mil foram da cidade, enquanto que pouco mais de 4 mil foram obtidos na Capital cearense.