Deputado estadual vai até Vera Magalhães indagando a jornalista sobre contrato de R$ 500 mil reais. Foto: Reprodução

Na última terça-feira (13), um debate promovido pela TV Cultura, entre os candidatos ao Governo do Estado de São Paulo foi palco de agressão contra a imprensa. A jornalista Vera Magalhães, colunista do jornal O Globo, foi alvo de ataques do deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos – SP), que foi ao evento a convite do ex-ministro Tarcísio de Freitas, postulante a chefia do Executivo Estadual paulista.

Vera estava num local reservado aos profissionais de imprensa, quando o parlamentar se aproximou e proferiu agressões verbais e críticas à jornalista, gravando toda a situação pelo celular. O mediador do debate, jornalista Leão Serva chegou até a puxar o celular da mão do deputado e arremessou o aparelho para longe. Segundo ele, era a única possiblidade de ”freiar” a hostilização contra Magalhães.

Vale ressaltar que antes da abertura do evento, Douglas instigou as ofensas contra a jornalista, publicou uma foto com a legenda: ”Já estou aqui no debate da TV Cultura aguardando a chegada do Tarcísio. Será que a Vera Magalhães vem hoje?”.

Publicação feita pelo deputado estadual Douglas Garcia, momentos antes do início do debate. Foto: Reprodução/ Twitter

Na madrugada desta quarta-feira (14), Tarcísio de Freitas responsável pela presença de Douglas na cerimônia se dirigiu a jornalista pedindo desculpas pelo ocorrido. ”Lamento profundamente e repudio veementemente a agressão sofrida pela jornalista Vera Magalhães, enquanto exercia sua função de jornalista durante o debate de hoje. Essa é uma atitude incompatível com a democracia e não condiz com o que defendemos em relação ao trabalho da imprensa”, publicou o candidato em sua conta do Twitter.

Outros candidatos ao governo de São Paulo também se solidarizam pela agressão a jornalista. O petista Fernando Haddad disse: ”Deputado que agride ou assedia jornalista deve ser cassado por falta de decoro. Vamos transformar a Assembleia Legislativa de SP em território livre da misoginia. Solidariedade a Vera Magalhães”.

Já o candidato pelo PSDB, Rodrigo Garcia, destacou em suas redes sociais que covardes e agressores não passarão. ”Meu total repúdio ao ataque covarde que a jornalista Vera Magalhães sofreu, após o debate da TV Cultura, vindo de um sujeito que não representa os valores democráticos nem o povo de São Paulo. Minha solidariedade a você, Vera”, publicou Garcia.

O candidato à Presidência da República Ciro Gomes, associou o ocorrido a figura do presidente Jair Bolsonaro: ”Os cães raivosos, como Douglas Garcia, não agiriam com tanta desenvoltura se não tivessem, de um lado, o estímulo e o apoio de Bolsonaro, líder da facção, e do outro, a passividade das autoridades”, postou o presidenciável.

O cearense afirmou que os deputados de São Paulo não podem ficar em silêncio. ”As escaladas de ataques de bolsonaristas à jornalista Vera Magalhães, já chegou ao ponto máximo, e tem que ser visto como uma múltipla ação terrorista que afronta não apenas uma mulher e jornalista independente, mas toda uma sociedade democrática”, postou o presidenciável.

Na manhã desta quarta-feira (14), o candidato pelo PT, ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que estava triste pelo ataque à jornalista. ”Debates deveriam ser notícia pelas propostas, não por ataques contra mulheres jornalistas, promovidos por quem vive do ódio e não gosta da democracia”, publicou o petista. 

A emedebista Simone Tebet, também candidata a Presidência da República destacou que acordou com essa barbaridade e indignação. ”Mais uma vez Vera Magalhães, sob ataques de bolsonaristas. O comportamento covarde do Presidente é uma licença para esse tipo de absurdo, agora de um parlamentar”, discursou a senadora. 

O atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), não proferiu manifestações sobre o ocorrido. Vale lembrar que, no debate da emissora Bandeirantes, no dia 28 de agosto, o candidato a reeleição, também atacou a jornalista num dos questionamentos sobre compra de vacinas contra a COVID-19 . ”Vera, não poderia esperar outra coisa de você. Você tem alguma paixão por mim. Você não pode tomar partido em um debate como esse. Fazer acusações mentirosas a meu respeito. Você é uma vergonha para o jornalismo brasileiro.”, discursou Bolsonaro.

A jornalista em suas redes sociais afirmou que a postura vinda de Douglas Garcia é inaceitável, intolerável na democracia. ”Não será um truculento, nem dois, que irão me intimidar a continuar fazendo meu trabalho. O deputado tem o meu contrato, porque o requereu. Mente reiteradamente. Agride mulher. Não vai me calar”, destacou.

Vera Magalhães publicou vídeos do momento do ataque na noite de ontem (13), confira: