Publicação do Diário Oficial do Estado do Ceará. Foto: Reprodução.

Um decreto da governadora Izolda Cela (sem partido), publicado no Diário Oficial da última quinta-feira (22), abre um crédito suplementar de R$ 93.100.000,00 para a Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP) / CE.

Na publicação, a justificativa é um reforço de dotações para atender obras rodoviárias e edificações. A SOP está no centro de uma investigação judicial, devido à possíveis realizações de convênios com prefeituras denunciados como aliciadores de prefeitos para angariar apoio ao candidato Elmano de Freitas (PT).

Inclusive, esta investigação judicial eleitoral resultou na condenação do Estado a pagar multa de R$ 1,2 milhão, assinada pelo desembargador e corregedor da Justiça Eleitoral cearense Raimundo Nonato Silva Santos, que também determinou busca e apreensão na Superintendências de Obras, por conta de denúncias da coligação “Do Povo, Pelo Povo e Para o Povo”, do candidato Roberto Cláudio (PDT). O desembargador, posteriormente, afirmou que a busca e apreensão foi “necessária” e “imprescindível”. 

No próximo dia 28, haverá uma audiência para ouvir testemunhas de acusação e defesa, além do prefeito de Aracati, Bismarck Maia, que é testemunha do juízo.