Mesa Diretora e Colégio de Líderes decidiram que a Casa só realizaria duas sessões plenárias no mês de setembro. Foto: Miguel Martins

Os deputados da Assembleia Legislativa do Ceará devem se reunir, em sessão ordinária, nesta terça-feira (13) pela última vez no mês de setembro. Após a plenária, os parlamentares só devem se reunir após o resultado do primeiro turno das eleições deste ano, na primeira semana de outubro.

A Mesa Diretora, em acordo com o Colégio de Líderes da Casa, definiu que durante o mês de setembro os trabalhos só iriam ser realizados em duas sessões, uma no dia 6 e outra no dia 13. Em seguida, pelas próximas duas semanas, o Legislativo Estadual passaria por um processo de “recesso branco”, para que os parlamentares se dediquem as suas campanhas eleitorais.

No entanto, na semana passada, no primeiro dia de sessão do mês, somente dez deputados compareceram à Casa ou registraram presença pelo modelo virtual, não atingindo o quórum mínimo. Poucos projetos, de autoria parlamentar, estão no expediente desta terça-feira, sem qualquer matéria do Poder Executivo, o que sinaliza que a sessão desta terça-feira também tende a ser esvaziada.

Estão na pauta um projeto de Lei Complementar, de autoria do deputado Carlos Matos (UB), modificando a Lei que instituiu o Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), além do projeto de Lei que dispõe sobre a implantação de patrulhamento para combate de crimes rurais no âmbito do Estado do Ceará, e dá outras providências, também de Matos, e a proposta que reconhece o Wheeling, “Grau”, como Prática Esportiva no âmbito do Estado do Ceará e cria os locais apropriados para a sua prática, do emedebista Nelinho.