Desde que os bolsonaristas ingressaram no PL, o partido já teve três lideranças confirmadas. Pedro Matos (foto), Carmelo Neto e agora, Inspetor Alberto. Foto: CMFor

A disputa pela liderança do Partido Liberal (PL) na Câmara Municipal de Fortaleza teve um novo capítulo na manhã desta terça-feira (02), quando o bolsonarista vereador Inspetor Alberto, em articulação com as vereadoras governistas da sigla, conseguiu ser escolhido o novo líder do grêmio. Em julho, Carmelo Neto havia anunciado que iria liderar a legenda na Casa Legislativa, mas,de acordo com informações, sua intenção não foi dada ciência ao plenário da Casa, o que inviabilizou sua indicação.

Inspetor Alberto, por outro lado, em articulação com as vereadoras Tia Francisca e Ana do Aracapé, eleitas pelo PL e aliadas do prefeito Sarto, resolveu tomar a dianteira e dar ciência ao Plenário Fausto Arruda, o que foi feito durante a sessão ordinária de hoje. Esse é um dos requisitos para que a liderança seja escolhida, já que o conjunto dos vereadores precisa ser informado da decisão.

Votaram favoráveis ao nome de Alberto as vereadoras Ana do Aracapé, Tia Francisca e o próprio postulante ao cargo. Carmelo Neto e Priscila Costa, por outro lado, não apoiaram a medida.  Alberto, Priscila e Carmelo são os bolsonaristas do partido, logo são a maioria na agremiação.

No entanto, com a nova definição, Ana do Aracapé, da base governista de Sarto, ficou com a vaga de vice-líder do grêmio. Antes de Alberto e Carmelo, o nome escolhido foi o do suplente de vereador Pedro Matos, que deixou a função após retornar à suplência. Ao Blog do Edison Silva, Carmelo informou que, por ser pré-candidato a deputado estadual, não daria conta de atuar na liderança da sigla, mas ficou feliz que a mesma tenha ido para um defensor das pautas do presidente Jair Bolsonaro.

“Sou pré-candidato a deputado estadual. A liderança partidária exige muita dedicação. Neste momento de campanha e pré-campanha, avaliei que eu não seria o melhor nome. Desde o início defendi que a liderança fosse ocupada por um parlamentar ligado ao presidente Bolsonaro. Fico feliz que o Inspetor tenha abraçado a missão”, disse em nota.