Iranildo Pereira (ao centro) ficou conhecido como um dos “autênticos” do MDB pelas críticas que fazia ao regime militar. Foto: Câmara dos Deputados

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará levantou a sessão plenária desta quinta-feira (07/07), em razão do falecimento do ex-deputado Iranildo Pereira, na noite de quarta-feira (06), por insuficiência cardiorrespiratória. A medida atendeu requerimento do deputado Carlos Matos (União). Os trabalhos da Casa só devem ser retomados na próxima semana.

O vice-presidente da Alece, deputado Fernando Santana (PT), que presidiu a sessão, solicitou minuto de silêncio em homenagem póstuma ao ex-parlamentar. Em nome do Legislativo Cearense e dos demais deputados e servidores, Fernando Santana lamentou o ocorrido e solidarizou com a família pela perda.

Nascido em 1937, em Santana do Cariri, Iranildo Pereira de Oliveira casou-se com Maria do Carmo Melo de Oliveira, com quem teve dois filhos. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC), quando assumiu a direção do Departamento de Proteção ao Menor, em 1965.

Na Assembleia Legislativa do Ceará, Iranildo Pereira assumiu mandatos entre 1967 a 1975. Em sua passagem pela ALCE, ficou conhecido como deputado que tinha coragem de citar os nomes dos acusados em seus discursos, identificando-se com os “autênticos” do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), grupo do partido que se opunha de forma mais incisiva ao regime militar.

Na Câmara dos Deputados, assumiu como parlamentar federal em 1979, quando atuou na Comissão de Segurança Nacional. Entre 1980 e 1981, participou das comissões de Redação, como vice-presidente; de Fiscalização Financeira e Tomada de Contas; tornando-se vice-líder do PMDB na Câmara, em 1982.

Com informações da ALCE