Pré-candidatos do PDT. Foto: Divulgação.

O Programa do Blog do Edison Silva, desta sexta-feira (1º/07), começou dizendo que a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado Federal promoveu reunião, na Assembleia Legislativa, para discutir a qualidade e os altos valores das tarifas dos serviços prestados pela ENEL Distribuição Ceará.

A proposta foi solicitada pelo senador cearense Eduardo Girão (Podemos). Na relação de convidados para o evento não tem representantes da Comissão Especial da Assembleia que trata do aumento da conta de luz dos cearenses e da qualidade dos serviços prestados pela ENEL no Estado, nem tampouco alguém ligado aos serviços de defesa do consumidor da própria ALECE.

A Câmara Municipal da Fortaleza encerrou os trabalhos do primeiro semestre legislativo de 2022. Os vereadores só voltam aos trabalhos no dia 2 de agosto. No encerramento, o vereador/presidente Antônio Henrique (PDT) fez um balanço das atividades da Casa.

O PDT/CE registrou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma pesquisa que norteará a sigla na escolha do nome para a disputa para o Palácio da Abolição. Pelo registro, a governadora Izolda Cela tem razão no questionamento feito, dizendo que não apenas a pesquisa deve definir a escolha do candidato.

Embora o universo da pesquisa de 1.500 entrevistas seja o suficiente para mostrar a preferência do eleitorado cearense, neste momento, não é, de fato, uma pesquisa profunda onde permita uma avaliação mais precisa da realidade eleitoral.

É mais um dado para ser publicado, como as demais pesquisas comumente feitas. Para definir o candidato, a consulta deve ser mais profunda. Pelo visto, nas últimas declarações e acontecidos, ficou acertado os quatro pré-candidatos da legenda: Evandro Leitão, Izolda, Mauro Filho e Roberto Cláudio.

Mesmo que destoe da opinião da atual chefe do Executivo cearense, a pesquisa será mesmo o principal elemento da escolha do nome do PDT ao Palácio da Abolição.

Ontem, o PT/CE anunciou que adiou a reunião que teria amanhã (02) para decidir quanto à manutenção ou não de sua aliança com o PDT/CE. Os petistas, segundo movimento público do deputado federal José Guimarães, recentemente, disseram que só continuariam com a aliança se os pedetistas apresentassem Izolda como a candidata.

O adiamento pode ser analisado de dois ângulos: primeiro – o partido está decidido a só ficar candidato se for Izolda Cela a candidata; segundo: o adiamento foi para ensejar um recuo deste posicionamento, buscando uma saída para anunciar a continuidade da parceria, podendo, até, garantir a vaga de vice.

A manutenção da aliança é interesse do ex-governador Camilo Santana (PT), pré-candidato ao Senado, mesmo não sendo Izolda a candidata indicada pelo PDT, posto ser ele, Camilo, o principal defensor de seu nome, expressado pelos petista mais próximos dele e dos contrários às posições do ex-governador, mas inimigos dos irmãos Cid e Ciro Gomes, principais lideranças pedetistas no Ceará, e os únicos com poder de decisão quanto à escolha do candidato.

Izolda Cela, como foi dito aqui, neste espaço, inclusive relacionando a coincidência da sua publicação onde questiona a pesquisa como o principal elemento da escolha do candidato a governador do PDT, esteve em algumas inaugurações em Sobral, ao lado do prefeito Ivo Gomes (PDT), tido como um dos defensores do nome dela para ser o nome pedetista ao Governo do Ceará.

Ivo fez elogios à governadora, dizendo que ela “já poderia ter sido eleita governadora do Ceará”. Ela, em sua fala, não tratou da sucessão estadual. Nas inaugurações, os nomes dos locais homenageados eram Maria José Ferreira Gomes e José Euclides Ferreira Gomes, este, ex-prefeito da cidade, pais de Cid, Ciro, Ivo, Lia e Lúcio Gomes. Cid e Ciro não estiveram presentes.

O deputado estadual Fernando Santana (PT), presidente da Comissão Especial da Assembleia criada para discutir o aumento na conta de luz dos cearenses e da atuação da empresa ENEL no Estado, em razão das reclamações da má prestação dos seus serviços, fez um balanço das atividades do colegiado.

Jair Bolsonaro (PL), ainda ontem, voltou a comentar quanto aos impostos cobrados pelos estados brasileiros, principalmente, os que são embutidos nos combustíveis.

Carlos Matos (União), na tribuna da Assembleia, voltou a falar da necessidade de uma mobilização maior dos cearenses em defesa dos 13 municípios da Região da Ibiapaba, que estão ameaçados de perder parte de suas terras para o Piauí.

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB/PE), relator da “PEC da bondade”, por criar o “voucher-caminhoneiro” e aumentar o valor do Auxílio Brasil”, falou à imprensa quanto à importância da matéria. Ela foi aprovada em estado de emergência, sem justa causa, para permitir que o Governo Federal gaste sem ter um controle maior dos órgãos de controle externo.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo ​após o programa “É Tempo de Bola”.

Assista ao programa desta sexta-feira (1º/07):