A liderança do governo na ALECE, Júlio César Filho (PT), se manifestou favorável à reeleição de Izolda. Foto: Reprodução/Instagram.

O Programa do Blog do Edison Silva, desta segunda-feira (11), começou tratando do encontro programado do presidente estadual do PDT/CE, André Figueiredo, com deputados estaduais e federais do partido, com foco de tratarem da reta final da escolha do candidato pedetista ao Governo do Ceará, no pleito de outubro, cujo anúncio está programado para o próximo dia 18, no encontro da agremiação. 

O encontro da manhã tomou decisões maiores, em razão de uma nota de apoio de deputados estaduais à candidatura da governadora Izolda Cela (PDT), organizada pelo deputado Evandro Leitão (PDT), presidente da Assembleia, conhecida no sábado (9).

Este texto tumultuou o PDT/CE e causou irritação a alguns dirigentes, por estarem, à frente dela, o presidente da ALECE, combinado com o ex-governador Camilo Santana (PT). A direção do PDT, segundo alguns, está certa de que terá de chegar ao encontro com o nome do candidato definido, para evitar futuras dificuldades por conta da ingerência de Camilo, na tentativa de forçar a escolha da atual governadora como sua candidata.

Ainda quanto à nota, o deputado estadual Fernando Hugo Colares postou um vídeo em que nega ter dado sua assinatura ao documento e nem ter autorizado alguém a incluí-lo em qualquer relação de apoiadores.

Já no meio da tarde de ontem, o também deputado estadual Lucílvio Girão, cujo nome também está presente em nota de apoio à reeleição, publicou um vídeo onde nega sua assinatura.

Coincidentemente, os dois deputados são filiados ao PSD, de Domingos Filho, partido tem sido ventilado como o que indicará o vice-governador na chapa do candidato governista, que querem indicar o próprio Domingos para ser o nome à vice. O presidente do PSD/CE já foi vice-governador, durante os anos de 2011-2014, quando do segundo mandato de Cid Gomes como chefe do Executivo cearense.

Há restrições ao seu nome, não à indicação do partido, mas, segundo Edison Silva, ele crê que por conta da posição da sigla, de apoio total à direção do PDT no imbróglio da escolha do seu candidato, essa restrição ao nome de Domingos irá desaparecer.

Sexta-feira última, o Blog trouxe um comentário dizendo que os defensores da reeleição de Izolda são os principais adversários e inimigos dos principais líderes do PDT, Cid e Ciro, tendo o ex-senador Eunício Oliveira (MDB) como um dos que defendem.

Está confirmada a vinda do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Ceará para participar da Marcha com Jesus, no próximo final de semana. Ele estará em eventos políticos, como uma motociata. O PL/CE ainda não se manifestou oficialmente quanto à sua programação política no estado. Possivelmente, como o apresentador do Programa lembrou, os dirigentes devem aguardar instruções do comando nacional liberal.

O deputado federal Capitão Wagner (União Brasil), segundo seus correligionários, participa da programação com o presidente da República com a expectativa, inclusive, de ter oficializada a aliança do PL com o União, com vistas à disputa do Governo do Ceará.

Nesta segunda-feira, Bolsonaro falou do seu cercadinho, na saída do Palácio da Alvorada, sobre o pleito de outubro, criticando ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além de reafirmar seu encontro com representantes diplomáticos no Brasil, para falar de eleições, insinuando possíveis irregularidades em eleições passadas.

A direção do PT definiu os critérios de distribuição dos recursos do Fundo Eleitoral, priorizando a eleição presidencial e a de deputados federais. Por conta da legislação eleitoral, mulheres candidatas serão beneficiadas com mais recursos, 30% do Fundo, isso em todas as agremiações.

Sergio Moro, ex-ministro do governo Bolsonaro, está convidando os paranaenses para o lançamento de sua candidatura representando o Paraná. Entretanto, não diz qual cargo irá disputar. Ele queria ser candidato por São Paulo, mas anularam sua mudança de domicílio eleitoral, embora o domicílio de sua mulher, Rosângela, permaneça em SP, onde ela é anunciada como nome a Câmara dos Deputados pelo União Brasil, a mesma sigla de Moro.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo ​após o programa “É Tempo de Bola”.

Assista ao programa desta segunda-feira (11/07):