Lula e Eunício. Foto: Divulgação.

O Programa do Blog do Edison Silva, desta quinta-feira (14), começou destacando o relatório da CPI das Associações de Militares. Segundo o apresentador do Blog, o texto almejava repercussão política.

Chegaram ao vereador Sargento Reginauro que, ontem mesmo, soltou uma nota contrária ao texto, pois o seu indiciamento, na questão, já ocorre por conta das investigações que vinham sendo feitas pelo Ministério Público Estadual (MPE).

Por fim, os deputados da CPI acabaram oficializando o trabalho de algumas associações de militares, após reconhecerem o trabalho meritório que estas desenvolvem em socorro aos policiais e bombeiros, reconhecendo, ao final, a recomendação que o estado tenha um hospital para os militares, além de providências para que este grupo tenha assistência jurídica, quando envolvidos em ações criminais em razão de suas atividades.

O relatório da CPI ainda precisa ser aprovado pelo Plenário da Casa, o que poderá ocorrer em breve, ou na próxima quarta-feira, se algum deputado pedir vistas ao texto.

Nos últimos dias, pessoas ligadas ao ex-senador Eunício Oliveira (MDB), e até de alguns petistas, plantaram notas dando conta de um chamamento público feito por Lula para o emedebista ir à São Paulo participar de um encontro com ele. Na opinião do jornalista Edison Silva, isto é uma falácia.

Eunício, de fato, deve participar de um encontro com o ex-presidente, na segunda-feira (18), em São Paulo, mas com outros nove dirigentes estaduais do MDB – a maioria, nordestinos – com objetivo de confirmarem, em seus estados, apoio à candidatura presidencial do petista.

Talvez, estes dirigentes desconhecem a candidatura da senadora Simone Tebet, em aliança com o PSDB, que, por sinal, já decidiu sua cota do Fundo Eleitoral para a senadora. Mas, em relação do encontro de segunda-feira, o deputado federal José Nobre Guimarães (PT) deu uma longa entrevista ao Valor Econômico.

Elmano Freitas (PT), na tribuna da ALECE, defendeu o assessor especial de Relações Institucionais do Governo, Nelson Martins, acusado de tentativa de aliciamento de prefeitos para apoiarem uma possível reeleição de Izolda Cela. Ele já ocupa esta posição já há algum tempo.

Nelson é o elo entre o gabinete da governadora com os prefeitos, deputados e demais lideranças políticas.

Não houve o encontro programado entre o presidente estadual do PDT, André Figueiredo, acompanhado do deputado estadual Evandro Leitão (PDT), presidente da ALECE, e o ex-governador Camilo Santana (PT), quanto à continuidade, ou não, da parceria entre PDT e PT.

Não aconteceu por entenderem, pedetistas e petistas, que não há mais nada a fazer para evitar o rompimento causado pela defesa de lideranças do PT em exigirem que o PDT indique a governadora Izolda Cela como candidata ao governo e a direção do PDT/CE ter preferência por Roberto Cláudio, ex-prefeito de Fortaleza.

A Assembleia Legislativa fez sessão nesta manhã. A ideia é encerrar os trabalhos até a próxima quarta-feira (20), dependendo da aprovação do relatório da CPI das Associações de Militares. Se algum deputado pedir vistas ao texto, só poderá ser votado na quarta.

Se não houver pedido de vistas, o semestre legislativo poderá ser encerrado nesta sexta-feira. O recesso parlamentar irá até o dia 2 de agosto, o mesmo também no Congresso Nacional. Ontem, deputados federais concluíram a votação da PEC “Kamikaze” ou da “reeleição”. Também foi concluída a votação da PEC que garante o Piso Nacional da Enfermagem.

O ex-presidente Lula cumpriu uma agenda em Brasília (DF), incluindo um encontro com Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso Nacional, acompanhado de senadores petistas, ocasião esta que pode marcar o início de uma aproximação que permita Lula, sendo eleito presidente, apoiar a reeleição de Pacheco.

O mineiro poderá ser mais um elo de ligação com o PSD, para ter o apoio desta sigla, no primeiro turno, da disputa presidencial.

O PSD ainda não tem candidato a presidente da República, após frustração de algumas tentativas de ter o seu próprio nome à sucessão de Jair Bolsonaro. Lula, em Brasília, aproveitou para, mais uma vez, criticar as emendas do relator, que ele as compara com os “Anões do Orçamento”, cuja CPI acabou motivando a cassação do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Ibsen Pinheiro (RS).

Convenções para homologação das candidaturas de Ciro Gomes (PDT) e Jair Bolsonaro (PL) serão as primeiras dos candidatos à presidência da República. O presidente vai começar sua convenção, no Rio de Janeiro, no próximo dia 22 de julho, às 11h22.

22 é o número do Partido Liberal, onde terá Bolsonaro como seu representante na disputa presidencial.

Em uma das dependências do Senado Federal, na manhã de hoje, houve uma audiência pública na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização, Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) para discutir as recomendações do Ministério da Defesa ao TSE.

Hoje, por problemas técnicos, não houve a transmissão ao vivo do Programa do Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense. O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo ​após o programa “É Tempo de Bola”.

Amanhã, retornaremos normalmente.