Anúncio de Izolda Cela. Foto: Reprodução/Twitter.

A governadora Izolda Cela, na tarde desta terça-feira (26), anunciou seu pedido de desfiliação do PDT, sigla que estava desde o ano de 2016. O anúncio veio poucos dias depois de ela ter sido preterida, dentro do PDT, para ser nome governista à disputa ao Governo do Estado, nas eleições de outubro. Ela não disse se vai filiar-se a um outro partido. Como governadora (assim como os que ocupam cargo de prefeito e de presidente da República, assim como os senadores) ela não está obrigada a estar filiada a um partido político para ter mandato.

Temos hoje, através de legítima decisão dos partidos que têm ajudado a construir esse Projeto em prol do Ceará, duas candidaturas lançadas ao Governo do Estado. Poderíamos já estar todos unidos contra o fascismo, a intolerância e o ódio. Defendi isso desde o início, juntamente com Cid, Camilo e tantos outros. Diante desta nova realidade, e respeitando as decisões tomadas, anuncio o meu pedido de desfiliação do PDT. Sigo com determinação para cumprir esta honrosa tarefa no comando do Governo do Estado pedindo sempre as bênçãos de Deus para fazer o melhor para os cearenses“, disse Izolda.

No último domingo (24), a governadora não esteve na convenção estadual do PDT que homologou Roberto Cláudio, ex-prefeito de Fortaleza, como candidato pedetista no pleito de outubro, que definirá o sucessor de Izolda como chefe do Executivo cearense. De acordo com as regras eleitorais, detentores de cargos majoritários, como Izolda Cela, podem trocar, a qualquer momento, de partido, sem sofrer nenhum tipo de sanção.