O projeto de indicação nº 626/2017, apresentado pelo vereador Renan Colares (PDT). Foto: Reprodução

Tramita na Câmara Municipal de Fortaleza, o projeto de indicação nº 626/2017, apresentado pelo vereador Renan Colares (PDT), que requer a implantação do sistema de biometria digital nas instituições de ensino público de Fortaleza, com registro da frequência do aluno no momento da entrada e saída da escola, devendo a direção da escola manter diariamente os pais ou responsáveis informados sobre a frequência do estudante.

De acordo com o parlamentar, o projeto tem como objetivo contribuir significativamente na redução da evasão escolar e, principalmente, garantir a segurança dos alunos e das instituições de ensino.

“Ao passarem pela catraca e registrarem sua frequência, as escolas municipais terão um maior controle sobre a entrada e saída dos estudantes ali matriculados. Do mesmo modo, o controle de frequência dos alunos auxiliará na previsão exata da quantidade de merenda escolar que é preparada diariamente, contribuindo para uma melhor gestão dos recursos públicos, bem como, no ganho de tempo em sala de aula evitando que os professores tenham que realizar a chamada verbal, passando a dedicar este tempo em ministrar conteúdo”, enfatizou Renan Colares.

A mensagem reforçou ainda que a comunicação deverá ser realizada por meio de mensagem eletrônica ou sistema de mensagem de texto. E caso o aluno não registre a sua frequência após 30 minutos do sinal da entrada na escola, a diretoria deverá comunicar imediatamente aos pais ou responsáveis. No caso de 05 faltas consecutivas ou 07 intercaladas do estudante, a direção da escola deverá comunicar o fato imediatamente ao Conselho Tutelar.

Fonte: CMFor