Segundo Araújo, no Ceará o MDB pode apoiar candidato do PDT, lançar candidatura própria ou se alinhar com Capitão Wagner. Foto: ALCE

A pré-candidatura da senadora Simone Tebet, do MDB, à Presidência da República não deve influenciar nas decisões do partido em nível local. De acordo com o líder da legenda na Assembleia Legislativa, o deputado Leonardo Araújo, a tendência é a agremiação apoiar o nome do ex-presidente Lula para o Palácio do Planalto. No Ceará, a sigla aguarda definições do PDT para decidir se permanece na base governista ou lança candidato próprio ao Governo do Estado.

“A candidatura da Simone Tebet não altera em nada na decisão do MDB do Ceará“, afirmou o parlamentar ao Blog do Edison Silva. Segundo ele, já está sacramentado que a direção estadual apoiará o nome de Lula. No entanto, ele destaca que ainda não houve qualquer encontro com o partido para definir as diretrizes em relação ao nome de Simone Tebet.

“Já estávamos numa linha de posicionamento de apoio ao Lula. A maioria dos diretórios do Nordeste, inclusive, acredito até que a unanimidade, apoia o nome do Lula. No caso do Ceará, vamos manter esse posicionamento de palanque para o presidente Lula”, afirmou.

Ainda de acordo com ele, o MDB aguarda definição do PDT sobre o nome à postulação ao Governo do Estado. O partido, segundo afirmou, veta o nome do ex-prefeito Roberto Cláudio, e caso ele seja o escolhido a tendência é lançar um nome para a disputa ou apoiar uma candidatura de oposição.

“O MDB terá candidatura própria se o Lula definir que o PT não ficará com a aliança com o PDT. Se o PT romper com o PDT, e o Lula orientar, o MDB poderá ter candidatura própria”, afirmou. A ideia, no caso, seria a sigla emedebista apresentar o cabeça de chapa, enquanto o PT indicaria um nome a vice. “Não existe a menor possibilidade de estarmos juntos numa coligação apoiando o Roberto Cláudio”.

Ainda de acordo com ele, existe a possibilidade de o MDB apoiar o nome de Capitão Wagner (UB). Isso ocorreria se o PDT indicasse o nome de Roberto Cláudio e o PT não rompesse com o PDT. “Isso tudo tem que ser definido neste mês. Mas é essa a configuração que está colocada”, destacou.