Lideranças partidárias avaliam que evento contará com presenças de 16 deputados estaduais, três federais e até 50 prefeitos. Foto: Reprodução/Instagram

Os partidos que compõem a coligação em apoio à pré-candidatura de Lula estão programando o lançamento local da pré-campanha do petista no Ceará. Além de PT, PCdoB, PSB, PV, PSOL, Rede e SD, representantes do MDB também devem participar do encontro, que também contará com lideranças nacionais da sigla petista.

A solenidade está sendo articulada entre essas legendas para realização de evento semelhante ao que acontecerá na próxima semana, em Fortaleza, em defesa da pré-candidatura do pedetista Ciro Gomes. “O MDB, nessa questão, ficou de estar juntos conosco. Estamos tratando com as direções nacionais, com a federação, e lógico, o MDB está nesse projeto”, afirmou ao Blog do Edison Silva, o presidente do PT do Ceará, Antônio Filho.

Segundo ele, além de dirigentes nacionais do PT, representantes dessas legendas aliadas também comparecerão ao evento. “Nesse palanque nacional estamos muito unificados com o MDB e sua bancada”, destacou. Na avaliação do dirigente, o PT possui sete deputados estaduais, enquanto que MDB possui seis, PCdoB um, PSOL um e PV um, totalizando 16 parlamentares no evento em prol da postulação de Lula.

Além desses, a bancada também possui três deputados federais, todos do PT e cerca de 50 prefeitos que devem estar no palanque em apoio ao ex-presidente. Apesar da presença de nomes locais e nacionais no evento, a solenidade não contará com a participação física de Lula, que não estará no Ceará. Ele, porém, deve participar através de videoconferência ou gravação.

“A gente tem dialogado bem com o MDB. Estive com o presidente do partido, o ex-senador Eunício Oliveira, e outros partidos que fazem parte da federação, e temos muitas afinidades em nossas posições. O MDB do Ceará já declarou que vai apoiar o ex-presidente Lula”, destacou.