O evento é realizado por meio da Coordenadoria Especial da Primeira Infância, com o apoio do Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef).  Foto: Reprodução Twitter Sarto

A Prefeitura de Fortaleza deu início, nesta segunda-feira (13/06), à VIII Semana do Bebê, que tem como tema “Crianças Órfãs da Pandemia: Fortalecendo a rede de cuidados, proteção e garantia de direitos”. O evento é realizado por meio da Coordenadoria Especial da Primeira Infância, com o apoio do Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Durante a cerimônia de abertura, a Prefeitura apresentou o Núcleo Multidisciplinar de Atenção Individualizada, que cuidará inicialmente de ações relacionadas aos órfãos de primeira infância (entre 0 e 3 anos). De acordo com o prefeito José Sarto, a Prefeitura irá integrar trabalhos de diversas secretarias para promover cidadania e maior qualidade de vida às crianças que ficaram órfãs em decorrência da pandemia de coronavírus.

“Iremos realizar um ação intersetorial e integrada, em parceria com o Unicef, para fazer busca ativa de crianças órfãs, verificar se elas estão matriculadas nas nossas creches e se elas estão com o cartão de vacina completo. Queremos incluir essas crianças no sistema público e ajudar essa parcela da população de Fortaleza”, relatou Sarto.

Patrícia Macedo, secretária da Coordenadoria Especial da Primeira Infância, concordou com as palavras do prefeito e reforçou a importância dos trabalhos que serão realizados pelo Núcleo Multidisciplinar de Atenção Individualizada.

“O Núcleo Multidisciplinar envolverá técnicos de todas as secretarias que lidam diretamente com a infância. Esse grupo irá fazer, antes de tudo, um diagnóstico da situação dessas crianças. Iremos na residência delas e, após a verificação, elas serão encaminhadas para a regularização de registros, creches, unidades de saúde e programas sociais de forma prioritária”, relatou Patrícia Macedo.

A VIII Semana do Bebê conta também com parceria das secretarias municipais da Saúde (SMS), Educação (SME), Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), a Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), da Coordenadoria de Participação Social e da Assessoria de Assuntos Institucionais.

Dennis Larsen, Coordenador do Unicef para o Semiárido, felicitou a Prefeitura de Fortaleza pela realização da Semana do Bebê e apontou que a questão da orfandade relacionada ao coronavírus é um problema mundial e que trouxe diversos problemas conjuntos.

“Estamos, na Semana do Bebê, interessados em discutir a situação das crianças mais vulneráveis. A Unicef viu, prontamente, que não apenas o Brasil, mas o mundo todo passa por esse problema da orfandade deixada pela pandemia. Isso ocasionou diversos problemas, como a diminuição de crianças nas escolas e das taxas de vacinação. Fico muito feliz em ver tantas pessoas dispostas a discutir esses problemas de maneira séria”, relatou Larsen.

As ações promovidas pela Semana do Bebê também foram celebradas por Ana Estela Leite, titular da SMS, e Dalila Saldanha, titular da SME, e Márcia Dias, vice-presidente da Funci. As secretárias apontaram que o novo Núcleo Multidisciplinar de Atenção Individualizada irá promover acolhimento a uma parcela da população que necessita de cuidados especiais e que, infelizmente, foi imensamente atingida pela pandemia. Ana Estela Leite reforçou ainda a importância da vacinação para o enfrentamento da Covid-19.

“Nesse tema é extremamente importante discutirmos a vacinação contra Covid. Logo que foi liberada a vacinação no município, realizamos um esforço grande para imunizar a população, atendendo grupos de gestantes a partir de 12 anos e responsáveis familiares. Conseguimos reduzir a mortalidade pela doença na cidade, o que também tem diminuído progressivamente o aumento de órfãos deixados pelo coronavírus. Reforço ainda que estamos atendendo também as crianças de cinco a 11 anos, e precisamos avançar nesses números”, comentou Ana Estela.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza