Izolda Cela em entrega de obra no município de Barro/CE. Foto: Reprodução/Instagram.

O Programa do Blog do Edison Silva, desta segunda-feira (27), começou informando que, na manhã de hoje, aconteceu uma audiência pública na cidade de Poranga/CE, onde se discutiu estratégias de contestação da Ação Civil Originária, proposta pelo Governo do Piauí, em 2011, reclamando a devolução de terras de 13 municípios cearenses da Região da Ibiapaba, que teriam sido invadidas pelo Ceará.

Este tema, em outras oportunidades, foi abordado pelo Blog, advertindo sobre a possibilidade do Ceará perder estas terras. Só agora, com a chegada de Izolda Cela (PDT) ao comando do Executivo estadual, o Estado passou a reagir. A governadora, em maio, esteve com a ministra Cármen Lúcia, relatora do processo no Supremo Tribunal Federal (STF) e, depois disto, a Procuradoria-Geral do Estado peticionou apresentando a defesa, ao tempo, que estimulou a todos os municípios, com perspectiva de perda de território, a ingressar no processo.

O governador de São Paulo Rodrigo Garcia (PSDB) já reduziu o ICMS dos combustíveis, a partir de hoje, obedecendo a lei federal, sancionada parcialmente pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), no fim da última semana, que obriga os estados brasileiros a cobrarem uma alíquota única do imposto de até 18%.

No Ceará, a alíquota é de 29%, mas terá que ser reduzida, de acordo com a lei federal em vigor. Bolsonaro vetou parte desta lei. O veto ainda será examinado em sessão do Congresso Nacional, podendo mantê-lo ou rejeitá-lo, mas o veto parcial não impede a vigência da parte da lei que foi sancionada. Se o veto presidencial for derrubado, o Congresso pode promulgar e a lei ficará completa, como foi aprovada pelos congressistas.

A parte vetada trata da compensação que a União deveria dar aos estados, caso o prejuízo com a redução da alíquota do ICMS for grande. E garantia que os municípios não teriam prejuízo com a queda da arrecadação do imposto, pois receberiam 25% do total arrecadado pelos estados, fora a garantia que o Fundeb não seria prejudicado.

A direção nacional do PDT reagiu a representação feita pelo ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, junto à Procuradoria-Geral da República (PGR), pedindo abertura de inquérito criminal contra Ciro Gomes, por suas declarações à respeito da omissão das Forças Armadas na Região da Amazônia, imputando a elas, o crime de conivência com as ações criminosas na área. Os dirigentes pedetistas, também na última sexta-feira, na Procuradoria-Geral da República, contra Paulo Sérgio Nogueira, por denunciação caluniosa.

A senadora Simone Tebet (MDB), nome emedebista para a disputa presidencial, teve um jantar com empresários ligados ao agronegócio. Tasso Jereissati (PSDB) estará com ela. Ele é cotado para ser o candidato a vice-presidente na chapa de Simone, apoiada pelo Cidadania e PSDB.

Ainda existem dificuldades na aliança, em razão da resistência de diretórios do partido em desistir de candidaturas próprias, ou alianças já previamente acertadas com outros candidatos a presidente da República, como são os casos de Pernambuco e Rio Grande do Sul. Entretanto, Simone Tebet está confiante no acordo e na possibilidade de Tasso ser seu companheiro de chapa.

Também lembramos que, caso a governadora Izolda queira ser mesmo candidata à reeleição, esta é sua última semana de inaugurações de obras. O calendário eleitoral proíbe, a partir da sexta-feira (1°/07), a participação de qualquer candidato em eventos oficiais de inaugurações.

Jair Bolsonaro pode anunciar, a qualquer momento, o nome do general Walter Braga Netto como seu candidato a vice-presidente. Nos últimos dias, surgiu a possibilidade de ter uma mulher como companheira de chapa, tentando uma aproximação com o eleitorado feminino. Mas, no último final de semana, o presidente anunciou que Braga Netto será mesmo seu nome ao posto de vice.

Luís Roberto Barroso, na Inglaterra, em meio à uma palestra quanto ao processo eleitoral no Brasil, foi chamado de “mentiroso” por uma pessoa. Segundo o noticiário, ele não revidou o ataque, mas disse que um dos principais problemas do Brasil “é a falta de civilidade e de maturidade da sociedade para com os contrários”.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo ​após o programa “É Tempo de Bola”.

Assista ao programa desta segunda-feira (27/06):