Doria venceu as prévias internas do PSDB para a escolha do nome tucano à disputa pelo Palácio do Planalto, derrotando Eduardo Leite. Foto: Ascom/PSDB.

O Programa do Blog do Edison Silva, desta terça-feira (21), começou dizendo que depois de contribuir para minar o ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), do cenário nacional, e da desistência de sua postulação ao cargo de presidente da República, o ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), quer ser, novamente, candidato a governador do RS, mas está sendo questionado por uma situação nada republicana, quanto à questão da pensão vitalícia para ex-gestores.

Leite renunciou ao mandato, no início de abril, para efeito de desincompatibilização para ser candidato ao Palácio do Planalto, e, de imediato, passou a receber pensão de ex-governador. O benefício foi questionado na justiça gaúcha e, como pré-candidato ao executivo do RS, o tucano promete devolver o recebido e abdicar do direito de receber a pensão. Segundo o apresentador Edison Silva, é uma situação de ganância pelo dinheiro e acaba tendo semelhança com o excesso de vaidade.

Os deputados estaduais, integrantes da CPI das Associações de Militares, na Assembleia Legislativa, irão aguardar o laudo da perícia técnica quanto ao áudio de uma reunião, com a participação do presidente da Associação dos Profissionais de Segurança (APS), Kleyber Araújo, onde ele estaria, supostamente, tratando da aplicação de R$ 400 mil para tentar comprar decisões judiciais favoráveis à APS. 

Parece ser uma questão séria, pois envolve um suposto crime, que estava fora da investigação da Comissão Parlamentar.

Amanhã não haverá sessão ordinária na Assembleia, por conta da morte, hoje, do ex-deputado Edísio Pacheco (PSD), de 55 anos. Ele fazia política em Itapipoca. É praxe no Legislativo Estadual haver o levantamento de uma sessão, como homenagem póstuma da Casa à memória ao parlamentar que, em algum momento de sua vida, prestou serviços à Assembleia Cearense.

A questão do ICMS dos combustíveis continua, conjuntamente, com a da Petrobras, por conta de um novo aumento. Agora, o questionamento é quanto ao que valerá em relação à alíquota do ICMS, se a lei que foi aprovada pela Câmara/Senado ou a liminar concedida pelo ministro André Mendonça, do STF, que obriga os estados a cobrarem, a partir do dia 1° de julho, uma alíquota única no Brasil quanto ao imposto embutido nos combustíveis.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT), ao que parece, serão seletivos quanto à participação em debates e entrevistas pessoais, segundo confirmaram hoje, quando a Rádio CBN, do Grupo Globo, iniciou uma série de entrevistas com os pré-candidatos à presidência da República, melhores situados, nas pesquisas, até o momento.

Eles estão fora da relação dos entrevistados, por não terem confirmado suas participações. Hoje, o primeiro entrevistado foi o cearense Ciro Gomes (PDT), onde foi sabatinado por jornalistas, como Bernardo Mello Franco e Vera Magalhães. 

Falou sobre a Amazônia e chegou a responsabilizar o Núcleo do Exército local por algumas situações desagradáveis ocorridas na Floresta. Ciro também explicou seu ponto de vista quanto à situação da Petrobras e das emendas do Orçamento da União, fixando-se nas emendas do relator, chamado de “Orçamento Secreto”. A primeira a questioná-lo foi Vera Magalhães.

Outro ponto levantado, na esfera política, foi feito pelo jornalista Bernardo Mello Franco, sobre a ação do Governo Federal em relação à Petrobras. O jornalista também questionou o presidenciável quanto a sua relação com o Congresso Nacional e a força do Centrão.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas/AL), teve uma reunião com os líderes de bancadas da Casa e eles discutiram o que fazer em relação à liberdade da Petrobras de estabelecer os aumentos em cima dos combustíveis. Após o encontro, o próprio Lira das respostas obtidas durante esta ocasião.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, em meio à toda discussão sobre aumentos no Brasil, inclusive da inflação. Ele falou, na última segunda, a respeito da situação da economia mundial.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo ​após o programa “É Tempo de Bola”.

Assista ao programa desta terça-feira (21/06):