Izolda no encontro regional do PDT, ocorrido no último dia 15 de junho. Foto: Reprodução.

O Programa do Blog do Edison Silva, desta quinta-feira (30), começou abordando sobre um fato novo na política cearense, ligado à sucessão estadual, com a primeira manifestação pública da governadora Izolda Cela (PDT), de uma possível candidatura sua à reeleição.

Não há informação de que ela tenha feito algum comentário sobre, no encontro da terça-feira (28), com os pré-candidatos do PDT ao Governo do Ceará. O posicionamento público da governadora é o mesmo do ex-governador Camilo Santana (PT), que quer a participação de todos os partidos na definição do candidato pedetista, e com pesos diferenciados, dependendo do tamanho das respectivas siglas, ficando, assim, o maior inclinação para além do PDT, para Progressistas, PSD e o PT, os três maiores aliados, dos quais, dois defendem a candidatura de Izolda contra a de Roberto Cláudio.

Na opinião do jornalista Edison Silva, ele não crê que o PDT ceda esse posicionamento do pessoal ligado à Camilo, e, por fim, classificou a fala de Izolda Cela como um “complicador a mais para os irmãos Cid e Ciro Gomes”.

A direção estadual do PT programou, para o sábado (02/06), um encontro com o objetivo de tratar da sucessão estadual, destacando a continuidade ou não da aliança com o PDT. Quando da convocação deste encontro, pessoas influentes da agremiação, como o deputado José Guimarães (PT/CE), sinalizam para a decisão de romper o acordo, se não for Izolda o nome pedetista ao Governo. Agora, com este fato novo, e a não definição do PDT, esse encontro petista irá gerar mais expectativa, podendo acontecer mudanças ou não.

A Assembleia Legislativa foi rápida, com votações de matérias do interesse do Executivo estadual. Ontem, o Programa do Blog anunciou que três proposições da governadora estavam na pauta da ALECE. E foram aprovadas.

As novas leis já foram publicadas no Diário Oficial do Ceará. Hoje, chegou mais uma mensagem, de interesse da Controladoria-Geral do Estado. Essa rapidez na aprovação de pautas, como lembrou o apresentador, não significa que o Legislativo esteja ajudando o Executivo, mas sim, representam que os mesmos acabam votando sem saber o conteúdo da matéria.

O vereador Guilherme Sampaio (PT), em discurso proferido na Câmara de Fortaleza, deixou seus colegas vereadores do Conselho de Ética da Casa numa situação desconcertante. É porque ele acusou, implicitamente, eles de serem corporativistas por não terem acatado a representação contra Ronivaldo Maia (sem partido), acusado de tentativa de feminicídio.

Além do edis do Conselho de Ética, foram acusados de machismo, por parte de Guilherme, aqueles que manifestaram solidariedade à Ronivaldo, após sua expulsão dos quadros do PT. Tudo isso na frente do colega expulso.

Recentemente, foi noticiado que a Santa Casa de Misericórdia de Sobral estaria próximo de fechar as portas, por falta de recursos para sua manutenção. A vereadora de Fortaleza Enfermeira Ana Paula (PDT), presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren)/Ceará, também no púlpito da Câmara local, expressou sua opinião acerca do assunto

Ontem, a participação de presidenciáveis da República, em encontro programado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi destaque no Programa, com enfoque nas falas da senadora Simone Tebet (MDB) e do cearense Ciro Gomes (PDT). O presidente Jair Bolsonaro (PL) compareceu, tendo o mesmo espaço dos outros pré-candidatos – 55 minutos.

Rodrigo Pacheco (PSD/MG), presidente do Senado Federal, admitiu a instalação da CPI do MEC e das obras acabadas, no mesmo Ministério, na próxima semana.

A pressão nele é grande, tanto para instalar, como não instalar a Comissão Parlamentar, requerida pela oposição, após os escândalos de corrupção dentro do Ministério da Educação, principalmente após a prisão do ex-ministro Milton Ribeiro.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo ​após o programa “É Tempo de Bola”.

Assista ao programa desta quinta-feira (30/06):