O deputado Heitor Férrer (União Brasil), por exemplo, lembrou da data em suas redes sociais. Foto: Divulgação.

O Programa do Blog do Edison Silva, desta terça-feira (07), começou lembrando da comemoração do Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. É um momento que não deve ser saudado apenas por quem faz comunicação no Brasil, mas por todos, pois em razão da liberdade de imprensa, apesar das investidas contra ela, estamos vivendo a democracia e, em consequência disto, os brasileiros são informados dos problemas do Poder Público.

A liberdade de imprensa é para sempre ser defendida e respeitada por todos, principalmente, nós, do Blog do Edison Silva, que nos esforçamos em fazer um bom jornalismo.

Os deputados integrantes da CPI das Associações de Militares decidiram reconvocar o presidente da Associação dos Profissionais de Segurança (APS), Cleyber Araújo. Esta organização é a mais focada pelos membros da CPI. Cleyber começou reclamando mais respeito da parte do relator do colegiado, deputado Elmano Freitas (PT). 

A volta dele à CPI é, primeiro, pelo fato desta associação ser a que sofre mais influência do deputado federal Capitão Wagner (União) e do vereador de Fortaleza Sargento Reginauro (União), dois ex-presidentes da APS, e que também sofre interferência do deputado estadual Soldado Noelio (União), aos quais os deputados do Colegiado admitem ser os principais líderes do último motim de policiais militares no Ceará.

O Programa de ontem começou chamando a atenção para o desfecho do imbróglio criado com a decisão liminar do ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendendo os efeitos de uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que cassou o mandato do deputado estadual Fernando Francischini, do Paraná, pela propagação de notícias falsas no dia da eleição de 2018, e também por suspender outra decisão que cassou o mandato do deputado federal Valdevan Noventa (PL/SE).

Por provocação da ministra Cármen Lúcia, a decisão final deveria sair de uma sessão extraordinária virtual, durante todo o dia de hoje, mas ela foi frustrada, logo no início, quando o ministro André Mendonça pediu vistas, nos primeiros minutos do dia, após o voto de Cármen Lúcia contra a decisão de Nunes Marques, ou seja, mantendo a decisão do TSE, que foi acompanhada pelo ministro Edson Fachin.

Mas a questão ainda poderá ser decisão numa decisão da Segunda Turma do STF, com apenas cinco ministros, que são André Mendonça, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Kássio Nunes Marques e Ricardo Lewandowski. Também poderá haver um novo pedido de vistas, indo para o Plenário da Corte Suprema. Enquanto isso, o Judiciário enfrenta um novo confronto entre seus membros, de forma lamentável, segundo o apresentador do programa radiofônico, pois, dos três poderes da República, este é o que tem maior apoio da sociedade brasileira.

O presidente do TSE Edson Fachin reuniu-se, ontem, em Brasília, os desembargadores que presidem os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para tratar de eleições e mostrou preocupação com a segurança das eleições, daí, ter pedido a eles, estudos preliminares para começar a entender o tamanho da Força Federal para a garantia do pleito e onde os integrantes dessa Força serão deslocados. Este tema foi tratado pelo Valor Econômico.

Ainda há uma certa dúvida quanto à coligação do PSDB com o Cidadania e MDB, em relação ao apoio à candidatura presidencial da senadora Simone Tebet (MDB/MS), apesar dos anúncios do presidente nacional tucano, Bruno Araújo, de que o acordo está selado.

A questão da redução do ICMS chegou ao seu ápice, na última segunda-feira, quando o presidente Bolsonaro (PL) anunciou uma proposição legislativa para zerar toda a cobrança do ICMS pelos estados sobre combustíveis. Com a medida, os estados deixariam de cobrar o Imposto e o Governo Federal compensaria estes entes, em alíquotas de 17%, até o último dia deste ano. O presidente do Senado Federal Rodrigo Pacheco (PSD/MG), estece presente ao evento e é o que tem a responsabilidade de colocar, em votação na Casa, o projeto aprovado na Câmara Federal, reduzindo as alíquotas estaduais em 17%.

Jair Bolsonaro, ontem, afirmou com clareza que será o “vencedor das eleições presidenciais” deste ano. Antes, porém, falou a respeito do posicionamento de alguns ministros do STF contra a sua reeleição.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo ​após o programa “É Tempo de Bola”.

Assista ao programa desta terça-feira (07/06):