Em defesa de Capitão Wagner, Soldado Noélio apontou ações do Governo do Estado que ele avaliou como “desqualificadas“. Foto: ALCE

A proposta de redução de ICMS, aprovada na Câmara Federal e em tramitação no Senado, ainda gera discussão entre parlamentares da base governista e oposição no Ceará. Na manhã desta quinta-feira (02), durante seu pronunciamento, o deputado Salmito Filho (PDT) criticou a matéria e chamou o pré-candidato ao Governo do Estado Capitão Wagner (UB) de “desqualificado” e “despreparado” por defender o projeto, o que gerou conflito com aliados do postulante.

Além de criticar Capitão Wagner, Salmito Filho também reclamou de seus pares da Bancada Cearense que votaram favoráveis ao projeto. “População, olhe o que foi aprovado. Ele, aparentemente, parece uma coisa boa, porque fala em diminuir imposto, e diminuir imposto parece ser bom. Mas perceba o que aconteceu. Esse projeto diz que vai diminuir o preço, mas não vai ser para  o cidadão, para a população. Para o povo lá no posto de gasolina não vai reduzir nenhum centavo. Isso é demagogia barata”.

Ele criticou vídeo publicado por Capitão Wagner, em que o pré-candidato afirma ser a favor da redução de impostos, enquanto a base governista seria contra. “Esse é o lado do Capitão Wagner, desqualificado, despreparado, com todo respeito. Porque essa é a conta. Se o preço médio está congelado, e só em 2022 aumentou 47%, então estão brincando. E lamento que deputados federais do Ceará votaram a favor. Porque é mais simpático dizer que está votando a favor. Mas para o cidadão não vai reduzir nenhum centavo”.

O deputado Delegado Cavalcante (PL) solicitou aparte e solicitou da presidência da Mesa Diretora que retirasse os termos utilizados pelo pedetista, e Salmito afirmou que não o faria e retirou a cessão do seu tempo para que Cavalcante pudesse se pronunciar. “Não tiro e não vou dar o aparte. Talvez, imaginando que está agindo de boa fé, o senhor está desinformado. E quem está desinformado está desqualificado. Não tem qualidade“, apontou.

“Isso é para enganar a população. Faço uma narrativa qualificada, consistente, verdadeira. Por isso não retiro. Estou dizendo que a fala foi desqualificada e foi. É querer enganar a população. E a população não é boba. Se esse absurdo for aprovado, vamos ver se o preço vai diminuir” – (Salmito Filho)

O deputado Guilherme Landim (PDT) corroborou com o colega e dise que alguns de seus pares utilizam de discursos “com palavras vazias, para ludibriar as pessoas”. Segundo ele, o Ceará é o Estado que mais investe no Brasil, às custas de uma boa gestão fiscal. “Quem não tem responsabilidade, quem não tem perspectiva, joga palavras ao vento”.

Delegado Cavalcante voltou a pedir respeito ao pré-candidato, enquanto que o deputado Soldado Noélio (UB) fez um levantamento de ações do Governo do Estado que ele avaliou como “desqualificadas”. Após o embate entre os parlamentares, a deputada Érika Amorim (PSD), que presidia  a sessão ordinária, atendeu ao pedido feito por Cavalcante e retirou os termos utilizados por Salmito Filho contra Capitão Wagner.

Assista o momento das críticas de Salmito a Capitão Wagner: