O relator é Elmano Freitas (de terno cinza) e o presidente é Salmito Filho (terno escuro). Foto: ALECE.

A CPI das Associações de Militares, na Assembleia Legislativa do Ceará, já tem elementos para o deputado relator, Elmano Freitas (PT), elaborar seu relatório.

Parece não haver dúvidas que o texto será aprovado pela maioria do colegiado e poderá responsabilizar, pela ordem de comprometimento do último motim da Polícia cearense, o deputado federal Capitão Wagner (União), o vereador de Fortaleza, Sargento Reginauro (União), e o deputado estadual Soldado Noelio (União), dentre outros.

Até aqui, não se tem informação sobre a culpabilidade do ex-deputado federal e ex-vereador de Fortaleza, Cabo Sabino, um dos líderes do movimento, que, recentemente, foi expulso dos quadros da Polícia, por tal envolvimento.

O relatório será votado no próximo mês, ou mais tardiamente, na primeira quinzena de julho, antes do encerramento do semestre legislativo. 

É grande o volume de documentos recebidos pela CPI. Foi substancial informações dadas pelo Ministério Público estadual, além dos cobrados a bancos e órgãos do Governo estadual.