Deputados da bancada do PT na Assembleia Legislativa: Elmano de Freitas e Acrísio Sena (tomando café). Foto: ALECE.

O Partido dos Trabalhadores (PT) no Ceará deve reduzir os acirramentos sobre a candidatura ao Governo do Estado até uma definição quanto a uma aliança com o Partido Democrático Trabalhista (PDT) para as eleições deste ano. De acordo com membros da bancada petista na Assembleia Legislativa, o sentimento dentro da sigla, no momento, é de distensionamento com a agremiação de Ciro Gomes.

A executiva do PT havia marcada para o dia 28 de maio próximo uma reunião para definir como se posicionaria sobre a aliança com o PDT, visto as críticas feitas pelo presidenciável Ciro Gomes a membros do partido. Ciro chegou a afirmar que existe uma “parte corrupta” petista no Ceará e citou a gestão da então prefeita Luizianne Lins durante entrevista à uma rádio local.

Nas últimas semanas, as principais figuras que representam o PT do Ceará passaram a tentar impor o nome da governadora Izolda Cela como o preferido para sucessão ao Governo do Estado, o que gerou tensão com diversos membros do PDT, que também mandaram seus recados.

Para os deputados da bancada do Partido dos Trabalhadores, o momento é de acalmar os ânimos e esperar as definições partidárias que devem ser apresentadas pelas lideranças do grêmio.

Eles também aguardam uma reunião entre os presidentes do PDT, Carlos Lupi, e do PT, a deputada federal Gleisi Hoffman, que devem se encontrar para tratar sobre os mais variados temas em comum entre as duas legendas. Dentre os temas que serão tratados entre os dois está a relação das candidaturas nos estados. Como o Ceará é o berço político do presidenciável Ciro Gomes, deve estar dentre as prioridades do encontro.