Lula fez críticas ao deputado Arthur Lira (Progressistas/AL): “Quer ser o imperador do Japão”. Foto: Reprodução/YouTube.

O programa O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense começou, nesta quarta-feira (04), destacando a entrevista de Ciro Gomes ao Sistema Jangadeiro de Comunicação.

Além da parte que Ciro disse “estar encerrado” seu ciclo político no Ceará, depois das eleições de 2022, outros pontos merecem destaque, principalmente o da aliança estadual com o PT, dizendo que não haverá conchavo na manutenção da aliança em apoio ao candidato a governador indicado pelo PDT.

Ele dividiu a sigla petista em “grupo do ex-governador Camilo” e outro “corrupto”, como a parte do PT nacional, execrada pelo cearense, a partir do ex-presidente Lula. A respeito desse assunto, a direção petista no Ceará reagiu convocando uma reunião extraordinária admitindo até sair do encontro uma declaração de rompimento da aliança com o PDT/CE.

Logo depois da entrevista de Ciro, foi publicada uma foto de deputados estaduais petistas com Camilo Santana durante almoço que tiveram, segundo dizem, para tratar de conjuntura política, embora, na verdade, a conversa tenha sido, basicamente, a respeito da entrevista do presidenciável. O ex-governador é o principal interessado na manutenção da aliança do PT com o PDT, pois sua provável eleição para um mandato de senador ficaria mais fácil, assim, ele começou a agir mais cedo para “debelar o incêndio”, que só no discurso aparenta grande, e esses discursos para o eleitorado continuarão até as convenções partidárias.

Poucos cearenses sabem da influência que teve Humberto Esmeraldo Barreto, cearense do Cariri, que, num determinado momento do período militar no Brasil (1964-85), mais precisamente no governo do general Ernesto Geisel (1974-79), onde atuou como chefe da comunicação governista, tornou-se um dos civis mais importantes e, cuja influência, repercutiu na política do Ceará.

A indicação de Adauto Bezerra, para ser governador do Estado em 1975, é atribuída a ele, contra os desejos de César Cals, governador à época, e de Virgílio Távora, que já havia sido chefe do Executivo cearense, eleito pelo voto popular em 1962 e sucedeu Adauto, indicado por Geisel.

Adauto renunciou ao mandato, antes do fim, para ser candidato ao Senado Federal, em 1978, mas acabou desistindo da disputa, lançando-se a deputado federal. Atribui-se a sua desistência, reação de integrantes do grupo virgilista contra seu pleito, talvez lembrando do episódio com Edilson Távora, o nome ao Senado do então governador César Cals, e acabou sendo derrotado por Mauro Benevides, que teve o apoio de virgilistas e aliados de Adauto Bezerra.

Humberto Esmeraldo Barreto foi destacado pelo jornalista Élio Gaspari, na sua coluna de quarta-feira (04), publicada na Folha de S.Paulo e no jornal O Globo, pela sua contribuição à imprensa nacional, posto ter sido no governo Geisel, um dos mais fortes do Regime Militar, ser um defensor dos jornalistas, sem ser realmente jornalista.

No início da noite de terça-feira (3), o Ministério Público do Ceará (MPCE) publicou a lista sêxtupla formada para a indicação de um desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, em substituição à desembargadora recentemente aposentada, Vera Lúcia Correia.

Em ordem alfabética, compõem a lista sêxtupla: a procuradora de Justiça Ângela Teresa Gondim Carneiro Chaves (5 votos), a promotora de Justiça Joseana França Pinto (5 votos), a procuradora de Justiça Maria Magnólia Barbosa da Silva (5 votos), a procuradora de Justiça Maria Neves Feitosa Campos (5 votos), o promotor de Justiça Plácido Barroso Rios (6 votos) e a procuradora de Justiça Vanja Fontenele Pontes (5 votos).

Os seis nomes serão encaminhados ao Tribunal de Justiça para que os desembargadores os transformem em lista tríplice e, depois, encaminhe à governadora Izolda Cela (PDT), para que ela escolha e nomeie o novo desembargador. Lembrando que a nomeação, pelo chefe do Executivo, só acontece quando a vaga é pelo Quinto Constitucional, advogado ou membro do Ministério Público, intercaladamente.

Brevemente, Izolda indicará um novo membro do TJCE, também integrante dos quadros do MPCE, com a aposentadoria do desembargador Lincoln Araújo e Silva até o dia 11 de maio. Há expectativa, tanto quanto a lista tríplice a ser feita pelo Tribunal, quanto ao escolhido, pois há um componente político a ser considerado.

O Lula é destaque na Revista Time, dos Estados Unidos, que relata sua saída da prisão e a promessa de recuperar o país. Na terça (3), num evento do partido Solidariedade de confirmação de apoio à sua candidatura presidencial, ele voltou a tratar da necessidade de eleger uma bancada forte no Congresso Nacional, para combater o trabalho do atual presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (Progressistas/AL).

Na ótica do petista, Arthur está buscando ter o controle absoluto do Orçamento da União – querendo ser um “imperador do Japão” – também pelo projeto do semipresidencialismo brasileiro. Lira não gostou do discurso de Lula e fez ironia com ele ressaltando seu projeto de semipresidencialismo.

Rodrigo Pacheco (PSD/MG), presidente do Congresso Nacional, conversou, na terça-feira (3), com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, a respeito da crise institucional entre o Executivo e Judiciário. Pacheco trabalha em um projeto de regulamentação dos poderes do presidente da República sobre graça ou indulto, em razão do caso do deputado Daniel Silveira, condenado pela Suprema Corte e indultado por Bolsonaro. 

O mineiro defendeu a harmonia entre os Poderes, como prega a Constituição Federal.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo ​após o programa “É Tempo de Bola”.

Assista ao programa desta quarta-feira (04/05):