As duas siglas, recentemente, entraram em conflito, no Ceará, devido à declarações de Ciro Gomes condenando a corrupção de alguns petistas. Foto: Montagem/Blog do Edison Silva.

O programa O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense começou, nesta terça-feira (10), destacando que Ciro Gomes (PDT), em suas redes sociais, anunciou a suspensão temporária de sua campanha como pré-candidato à Presidência da República por ter sido infectado pela Covid-19.

Ele, porém, é destaque no noticiário nacional sobre as investidas feitas pelo PT e por Lula, junto ao PDT, para que as duas agremiações façam uma aliança, ainda no primeiro turno da disputa presidencial, com o PT abrindo espaços em alguns Estados a candidatos do PT. O jornal O Globo traz este assunto. O Estadão, também em sua edição desta terça-feira (10), destaca o tema de modo mais abrangente. 

Os dois jornais, no entanto, não aprofundam a questão da relação do PT com o PDT, no Ceará, mas este Blog, na segunda-feira (9), fez um comentário tratando da questão, inclusive dizendo do interesse de pedetistas e petistas no rompimento da aliança entre ambos, para que o PT tenha um candidato próprio ao Governo do Ceará, acabando com a possibilidade da eleição terminar no primeiro turno, como defende o deputado federal Capitão Wagner (União), o principal nome da oposição no Estado.

O deputado federal Danilo Forte (União/CE) não estará na audiência, por ele convocada para esta quinta-feira (12), na Câmara Federal, a fim de tratar do aumento na conta de luz dos cearenses autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de quase 25%. O parlamentar postou em suas redes sociais que estava hospitalizado para tratar de um aneurisma cerebral.

Deputados estaduais cearenses, integrantes da CPI das Associações de Militares, visitaram associações investigadas pelo colegiado, atendendo a convite dos próprios dirigentes. Como já foi dito neste programa, a CPI está na fase final dos seus trabalhos, visto ter reunido um grande volume de documentos e ouvido presidentes e ex-presidentes de Associações. 

É possível que possa ser feita alguma acareação, mas o relator, deputado Elmano Freitas, já tem elementos para elaborar o relatório final, que deverá estar concluído em junho e votado até meados de julho próximo. Alguns nomes já podem ser citados como prováveis indiciados, começando por Capitão Wagner, o deputado estadual Soldado Noelio (União) e o vereador de Fortaleza, Sargento Reginauro (União).

O ex-presidente Lula, no último sábado (7), em São Paulo, no encontro do PT que oficializou a indicação dele como pré-candidato à Presidência da República, em meio ao discurso de, aproximadamente 45 minutos, disse que estava apaixonado e iria se casar novamente. Hoje, ele é viúvo, e que a partir daquele momento, iria começar a visitar os estados brasileiros, em campanha. Ele, na segunda-feira (9), esteve em Minas Gerais e não foi bem sucedido, pois não consolidou o apoio do PSD, como pretendia, mas fez um discurso forte contra o atual Governo Federal e voltou a fazer promessas de mudanças, caso eleja-se. 

A TV Bandeirantes reprisou, na segunda-feira (9), uma entrevista com Ciro Gomes, onde, num determinado momento, ele diz ser a opção aos candidatos que polarizam a disputa presidencial, Jair Bolsonaro e Lula, mesmo que os institutos de pesquisa não o apontem como esse nome, em razão dos percentuais de preferência do eleitorado brasileiro.

O governo Bolsonaro é acusado de não ter proporcionado aumento real para o salário mínimo. O ministro Paulo Guedes, da Economia, falando a respeito do tema, alegou que houve empecilhos para tal, como a instabilidade internacional e, por último, a guerra da Rússia contra a Ucrânia.

Os jornais brasileiros, neste terça-feira (10), tratam da escolha de novos ministros para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o segundo mais importante tribunal do Poder Judiciário, destacando o interesse externo na disputa, notadamente de ministros do Supremo Tribunal Federal. Uma das vagas a serem preenchidas é a do cearense Napoleão Nunes Maia Filho, aposentado no fim de 2020. Um dos concorrentes a uma das vagas é o cearense Cid Marconi Gurgel de Souza, desembargador do Tribunal Regional Federal da 5° Região (TRF-5), localizado em Recife. Marconi, segundo dizem, é o preferido do presidente do STJ, Humberto Martins.

Por fim, o Programa tratou da Eleição tampão em Alagoas. O ministro Gilmar Mendes, do STF, estabeleceu as regras para aquela eleição, disputada por liderados do deputado Arthur Lira (Progressistas/AL), presidente da Câmara dos Deputados, e do senador Renan Calheiros (MDB/AL). A constituição de lá trata da eleição indireta do modo diferente que é tratado na Constituição Federal, quando, neste ponto, todos os Estados têm que seguir a mesma regra nacional.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo ​após o programa “É Tempo de Bola”.

Assista ao programa desta terça-feira (10/05):