Doria durante anúncio da desistência de ser candidato a presidente da República. Foto: Reprodução/Instagram.

O Programa do Blog do Edison Silva, desta terça-feira (24), começou chamando atenção para o desfecho de duas questões que dominavam o ambiente político nacional. O problema da redução do ICMS, imposto cobrado pelos Estados em relação a combustíveis, comunicações, energias e outros serviços que está em tramitação na Câmara dos Deputados, cujas alíquotas do ICMS devem ficar em 17%. Hoje, em alguns Estados, o percentual supera os 30%

A redução, boa para os consumidores, será péssima aos Estados, principalmente, os da Região Norte e Nordeste, cuja receitas principais advêm do ICMS e do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Outra questão era a da definição do ex-governador de SP, João Doria (PSDB), quanto a sua posição em relação à candidatura presidencial. Doria, no entanto, surpreendeu a alguns e, na tarde de segunda-feira (23), anunciou a desistência em disputar a sucessão presidencial. Mas a decisão não foi suficiente para acalmar os tucanos, nem também criar expectativas do partido, segundo o jornalista Edison Silva, de deixar de ser “pequeno” como está.

A saída de Doria é destaque em todos os grandes jornais nacionais. O jornal O Globo diz que a ausência do PSDB na disputa presidencial marca o declínio do partido. A senadora Simone Tebet (MDB/MS) falou pouco a respeito do tema.

Um dos destaques do Blog, publicado na noite de segunda-feira (23), foi a abertura de um crédito suplementar de R$ 10 milhões para, com parte deste dinheiro, o Exército realizar a perícia determinada pela ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), para determinar os limites do Ceará com o Piauí, como parte de uma ação proposta pelo estado vizinho, reivindicando terras de partes de mais de uma dezena de municípios cearenses localizados na Região da Ibiapaba.

Os deputados estaduais, integrantes da CPI das Associações de Militares, concluíram, nesta terça-feira (24), as visitas semanais que estão fazendo às sedes de Associações que são investigadas sobre suposto financiamento a movimentos policiais e políticos. Como já foi dito aqui, o Colegiado tem documentação suficiente para o relator, Elmano Freitas (PT), concluir seu trabalho.

A Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (25), irá eleger três novos integrantes de sua Mesa Diretora. É que o presidente da Casa, deputado Arthur Lira (Progressistas/AL), decidiu pelo afastamento do deputado Marcelo Ramos (PSD/AM), primeiro vice-presidente, sob a alegação de que ele trocou de partido. 

O amazonense foi eleito pelo Partido Liberal (PL), tanto para o mandato de deputado, como para o cargo na Mesa. Mas ele resolveu mudar de sigla, tão logo o presidente Jair Bolsonaro filiou-se aos liberais. Ele faz oposição ao atual chefe do Executivo e migrou para o PSD. Para assegurar o mandato, foi ao Tribunal Superior Eleitoral alegando justa causa na troca partidária e teve uma liminar para permanecer legislando.

Concluído o processo, a liminar perdeu o efeito e o ministro Alexandre de Moraes disse que a eleição da Mesa Diretora é ato interno da Câmara. Por isso, Lira, alegando dispositivo regimental, afastou Marcelo Ramos do cargo, bem como as deputadas Marília Arraes (PE) e Rose Modesto (MS). O parlamentar registrou seu protesto quanto à decisão.

Esta questão também ganhou espaço no noticiário nacional. De fato, é inusitado. Respeite-se os entendimentos diferentes, mas não faz sentido tal situação. O eleito tem mandato certo. Uma matéria do jornal O Globo relaciona a medida do presidente da Câmara ao fato de Ramos ser adversário de Bolsonaro.

O Partido dos Trabalhadores, na segunda-feira (23), reuniu representantes dos partidos aliados para discutir estratégias da campanha presidencial de Lula. Após o encontro, a presidente nacional da agremiação, Gleisi Hoffmann, voltou a comentar sobre a participação do PDT na campanha presidencial. Antes, em outra oportunidade, a deputada chegou a admitir que Ciro Gomes não manteria sua aspiração ao Palácio do Planalto até o fim. No encontro, ela não repercutiu isso.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo ​após o programa “É Tempo de Bola”.

Assista ao programa desta terça-feira (24/05):