Plenário da Assembleia cearense. Foto: Divulgação.

O Programa do Blog do Edison Silva, desta quarta-feira (25), começou destacando a sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Ceará, com algumas matéria de interesse do governo, e da Câmara Municipal de Fortaleza, com uma mensagem do prefeito José Sarto (PDT) tratando da Política de Proteção e Bem-Estar Animal. Promessa de campanha, a proposta tem como meta, dentre outras coisas, instituir o “Bolsa Protetor” de animais. 

O primeiro orador na sessão da CMFor foi o vereador Ronivaldo Maia (PT). Ele não falou do seu problema com a justiça criminal e nem com a direção estadual petista, por acusação de tentativa de feminicídio. Ele destacou a exoneração do professor e jornalista Nonato Lima da direção da Rádio Universitária vinculada à Universidade Federal do Ceará, por questões políticas.

O Blog do Edison Silva tem falado da falta de lideranças políticas no Brasil. Mas os brasileiros estão mais pobres de líderes, não apenas na política, mas em vários outros importantes segmentos da sociedade.

O episódio ocorrido na terça-feira (24), na sessão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), quando o procurador-geral da República, Augusto Aras, levanta-se de sua cadeira de presidente e parte “pra cima” de um conselheiro, Níveo de Freitas, seu colega na cúpula do Ministério Público Federal (MPF), é muito mais que deprimente, segundo o apresentador.

Foi um ato de falta de compostura e de respeito ao honroso cargo de chefe do Ministério Público, um quase “quarto Poder da República”, tanta a importância que representa. Aliás, recentemente, um dos antecessores de Aras, Rodrigo Janot, declarou ter ido participar de uma das sessões do Supremo Tribunal Federal (STF) armado para atirar no ministro Gilmar Mendes. Lembrando: o PGR tem lugar determinado nas sessões da Suprema Corte.

A questão do ICMS na Câmara dos Deputados acabou sendo adiada para esta quarta-feira (25). A pressão dos governadores está sendo grande e nas vésperas da campanha eleitoral, os deputados tendem a pensar duas vezes, pois não é interessante confrontar os governadores, podendo influenciar nas votações deles nos respectivos estados. O texto, como já dito, enseja um grande prejuízo na arrecadação do principal imposto estadual, o ICMS.

O quadro de candidatos ao Legislativo, tanto o estadual, quanto o federal, só ficará definido mesmo com a convenção dos partidos que participarão da corrida eleitoral de 2022, exatamente porque ainda há dúvidas a respeito de alguns nomes, mas em toda roda de deputados, o centro da conversa é quanto à nova composição da Assembleia Legislativa do Ceará e dos 22 deputados federais cearenses, a partir de fevereiro de 2023.

Alguns dos atuais deputados estaduais estimam que será superior a 40% a renovação no parlamento estadual, sendo esta representada, com sua maioria, por oposicionistas. O percentual na mudança da bancada federal é uma incógnita.

Na terça-feira (24), o tema da cobrança de mensalidade nas universidades públicas voltou ao ambiente político. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) estabelecendo pagamento mensal nas universidades foi discutida na Comissão de Constituição de Justiça e Cidadania (CCJC), como foi destacado pelo jornal O Globo.

Érika Kokay (PT/DF), dentre vários parlamentares que insurgiram-se contra a matéria, falou da PEC que foi apresentada ainda em 2019 pelo deputado federal General Peternelli (União Brasil/SP).

A Câmara dos Deputados, pela primeira vez durante a vigência da atual Constituição Federal de 1988, faz uma eleição no meio do mandato dos dirigentes da Casa, a fim de eleger substitutos de dirigentes que foram afastados dos cargos por terem mudado de partido, no caso o 1° vice-presidente Marcelo Ramos (AM), a segunda e terceira secretárias, Marília Arraes (PE) e Rose Modesto (MS). Nos termos do acordo feito para a eleição da Mesa, no biênio de fevereiro de 2021 a fevereiro de 2023, a vaga para a 1ª vice-presidência cabe ao PL, e o candidato oficial do partido ao cargo é o deputado Lincoln Portela (PL/MG) que foi eleito

Deputados do PL que concorreram de forma avulsa: Capitão Augusto (PL/SP), Fernando Rodolfo (PL/PE), Bosco Costa (PL/SE) e Flávia Arruda (PL/DF), perderam. Já o 2º secretário será escolhido entre integrantes do PT. O partido indicou o deputado Odair Cunha (PT/MG) que foi eleito. Não houve candidaturas avulsas para esse lugar na Mesa. Por fim, a vaga de 3º secretário cabe ao PSDB, que indicou oficialmente a deputada Geovania de Sá (PSDB/SC) que também foi eleita.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na terça-feira, a primeira Federação de Partidos na história das eleições brasileiras. Ela é formada pelo PCdoB, PT e PV. Outros dois pedidos de homologação de Federação dependem de decisão do TSE até o dia 31 de maio, prazo limite para as oficializações desta nova modalidade de coligação, no caso a do Cidadania com o PSDB, e do PSOL com a Rede Sustentabilidade.

A senadora Simone Tebet, pré-candidata do MDB ao Palácio do Planalto, concedeu entrevista nesta manhã de quarta-feira (25). Os jornais nacionais registram a indicação dela para disputar a presidência pelo MDB com o possível apoio do Cidadania e PSDB. O jornal O Globo diz que ela precisa crescer nas pesquisas antes da homologação da aliança com estas siglas e mostra as dificuldades internas emedebistas. 

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo ​após o programa “É Tempo de Bola”.

Assista ao programa desta quarta-feira (25/05):