A governadora Izolda Cela chamou na quinta-feira (5) ao seu gabinete, no Palácio da Abolição, deputados estaduais votados na Região da Serra da Ibiapaba. Ela disse que, pessoalmente, assumirá a questão do litígio territorial envolvendo Ceará e Piauí.

Para avivar a memória dos cearenses, a Ação Civil Ordinária ajuizada pelo Governo do Piauí, há pouco mais de dez anos, quer retomar terras de vários municípios localizados na Ibiapaba, alegando que o Ceará as invadiu. Recentemente, o Blog do Edison Silva afirmou a possibilidade cearense de perder estas terras, também por falta de ação do Governo local. O comentário não foi o primeiro e chamou a atenção de Izolda, e por isso, achou por bem começar a tratar pessoalmente do imbróglio. 

O corpo do ex-presidente da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Júlio Gonçalves Rêgo, foi sepultado no final da tarde desta sexta-feira (6) em Tauá, sua terra natal, e por onde começou sua vida pública, sendo prefeito da cidade e deputado estadual por oito legislaturas, até ser indicado para o TCE, em 1994, pelo então governador Ciro Gomes, de quem era amigo.

Júlio Rêgo era médico de profissão, formado pela Universidade Federal de Pernambuco e atuava na área antes de ingressar na política. Ele deixa uma marca de seriedade no trato público. 

Uma nota na coluna Política do jornal Estadão, desta sexta-feira (6), passa a ideia de que o deputado federal Danilo Forte (União/CE) quer tirar a “paternidade” do deputado Domingos Neto (PSD/CE) na apresentação do projeto de decreto legislativo para cancelar o aumento concedido pela Aneel na conta de luz dos cearenses, de aproximadamente 25%.

A urgência na votação do requerimento de Domingos e outros foi aprovado com mais de 400 votos dos deputados, e, segundo se sabe, como foi comentado neste Programa, com o apoio de Arthur Lira (Progressistas/AL), presidente da Câmara Federal, sob a alegação do prejuízo eleitoral que o aumento da conta de luz, neste ano, causa para os deputados.

Em Alagoas, terra de Lira, o aumento também foi alto, embora menor do que a estabelecido no Ceará. A propósito, o caso cearense foi tema de debate no Senado provocado pelo senador Eduardo Girão (Podemos).

Os jornais nacionais repercutem nesta sexta-feira (6) a implosão da aliança do Cidadania, MDB, PSDB e União Brasil, com a saída do UB, anunciada pelo presidente da sigla, deputado Luciano Bivar (PE), pré-candidato à presidência da República, após ter criticado a indefinição dos dirigentes dos outros partidos, quanto ao estabelecimento para a escolha de um único candidato à sucessão presidencial, saído destas quatro agremiações.

O jornal O Globo publicou uma matéria onde a senadora Simone Tebet (MDB/MS), nome emedebista como pré-candidata à presidente da República, contestando os argumentos de Bivar. 

A deputada federal Luizianne Lins (PT) foi às redes sociais, não para rebater as acusações feitas por Ciro Gomes à sua administração como prefeita de Fortaleza, mas para atacar Roberto Cláudio (PDT), seu sucessor na gestão fortalezense, acusando-o de ter desmontado a “máquina” que havia deixado na Prefeitura. 

O presidenciável Ciro acusou ela de entregar aos vereadores os comandos das escolas públicas e dos postos de saúde, e de ter ajudado Capitão Wagner na disputa municipal de 2020, quando ausentou-se após ter ficado de fora do segundo turno, disputado entre Wagner e José Sarto.

Um ato oficial do PT, marcado para este sábado (7), em São Paulo, formalizará a candidatura do ex-presidente à Presidência da República, tendo o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), como vice. A direção do PT quer uma mobilização dos filiados, nos estados brasileiros, durante a transmissão, que ocorrerá de forma virtual. Será em São Paulo onde Lula concentrará parte de sua campanha, por conta da candidatura de Fernando Haddad ao Palácio dos Bandeirantes. Lula está atento a todos os grandes colégios eleitorais do Brasil. Entretanto, no Estado, berço petista, a sigla não vem tendo bons resultados nas pesquisas de opinião.

Bolsonaro, em sua tradicional “live” das quintas-feiras, voltou a suscitar questionamentos a respeito dos resultados das eleições deste ano. Ele insiste numa participação atípica das Forças Armadas no acompanhamento da apuração dos votos e, agora, quer uma empresa, a ser contratada pelo PL, para fiscalizar o trabalho do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A Petrobras anunciou um lucro líquido de R$ 44,5 bilhões no primeiro semestre de 2022. O maior de todos, no mesmo período, dos últimos anos. Jair Bolsonaro, como outros brasileiros, achou este lucro muito alto.

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), anunciou, na quinta-feira (5), que está assumindo o cargo de presidente da República a partir desta sexta (06). Isso se dá pela viagem do Bolsonaro e de seu vice, Hamilton Mourão, e o não desejo de Arthur Lira e Mourão, a fim de não ficarem inelegíveis para as eleições deste ano.

A vereadora de Fortaleza Enfermeira Ana Paula (PDT), uma das defensoras do Piso Nacional das Enfermeiras, em entrevista ao Blog do Edison Silva, ressaltou a importância da vitória que tiveram no Congresso Nacional.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo ​após o programa “É Tempo de Bola”.

Assista ao programa desta sexta-feira (06/05):