A sessão solene foi presidida pelo vereador Eudes Bringel. Foto: André Lima/CMFor.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na segunda-feira (30) sessão solene em homenagem ao aniversário de 50 anos de fundação da Federação Cearense de Atletismo (FCAt) comemorado no dia 18 de abril.

A solenidade foi proposta pelo requerimento 1281/2022 de autoria do vereador Eudes Bringel (PSB) aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa.

O vereador Eudes Bringel destacou, em sua saudação aos presentes, que o atletismo vem crescendo em nosso estado em competições nacionais e internacionais. ”É difícil fazer esporte, que sobrevive através do trabalho de pessoas abnegadas como o Jerry que vai e briga todo dia atrás da lei de incentivo ao esporte e de parceiros como a Unifor e a Enel. Todos os esportes precisam de pessoas interessadas em fazer seu melhor e assumir uma federação não é fácil. O Governo do Estado tem colaborado com a bolsa atleta e o município de Fortaleza também tem o atleta cidadão e o bolsa atleta”, afirmou.

“Destaco a atuação da Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Henrique Jorge, uma entidade de inclusão social através do esporte, onde são realizadas aulas de futsal para meninos e meninas; capoeira; zumba para senhoras; aulas de violão e levamos o atleta cidadão e estamos com dois núcleos de futebol. Temos exemplos em várias modalidades de atletas que saíram de uma situação de vida difícil e hoje sustentam suas famílias com o que conseguiram no esporte. Parabéns a vocês que colaboram, colaboraram e têm muito a fazer ainda pelo esporte,” comentou.

Foram homenageados: Joilson Bernardo do Silva, representado por sua sobrinha, senhora Daniele Monteiro da Silva; Ralciney Márcio Carvalho Barbosa; Lorayna Targino Lima; Marco André de Lazari; Ulisses Mateus Silva Costa, representado por sua mãe, Senhora Maria Verônica Silva; José Ronaldo Ferreira Braga; Carla Ribeiro Ramos; João Batista de Moura Chagas; Ozires Andrade Pontes, representado pelo Secretário-Executivo Municipal de Esporte e Lazer, senhor Beto Almeida; Jerry Welton Barbosa Gadelha.

Em nome dos agraciados, falou o presidente da Federação Cearense de Atletismo, Jerry Welton Barbosa Gadelha. Estive com o secretário Ozires Pontes que nos solicitou que buscasse um terreno para termos uma sede municipal de atletismo em Fortaleza. Quero saudar os atletas aqui presentes, a Federação faz 50 anos e era importante reconhecer e homenagear pessoas que colaboraram com essa história”, destacou Welton.

Mesa de honra: presidente da FCAt, Jerry Welton Barbosa Gadelha; Coordenador de Desenvolvimento do Esporte da Secretaria do Esporte e Juventude do Estado do Ceará, Roberto César Lima, representando o secretário de Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro; Secretário-Executivo Municipal de Esporte e Lazer, Senhor Beto Almeida, representando o secretário Municipal de Esporte e Lazer, Ozires Andrade Pontes; prefeito de Aratuba, Joerly Vitor Rodrigues; Secretário de Esporte e Juventude de Morada Nova, Alex Sandro Saraiva; presidente do Sumov Atlético Clube e ex-presidente da FCAt, Coronel Gomes.

Sobre a Federação

Fundada em 18 de abril de 1972, na sede da antiga Fadec, a Federação Cearense de Atletismo é uma associação de fins não econômicos e lucrativos, de caráter desportivo, filiada a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) e constituída pelas entidades de prática de atletismo filiadas. A FCAt é a única entidade de direção do atletismo no estado do Ceará em todas suas modalidades, incluindo pista e campo, corridas de rua, marcha atlética e corridas através do campo.

A FCAT tem por fim: dirigir, difundir e incentivar no Estado o desporto do Atletismo, sujeito a sua jurisdição; Representar o atletismo cearense junto aos poderes públicos em caráter geral; representar o atletismo cearense no país; promover, realizar e permitir a realização de competições oficiais estaduais; promover mediante autorização da CBAt competições nacionais e internacionais no Estado; respeitar e fazer respeitar as regras e regulamentos nacionais e internacionais; expedir às filiadas com força de mandamentos a serem obedecidos, os códigos, regulamentos, regimentos, portarias, avisos, notas oficiais, instruções e outros quaisquer atos necessários à organização, ao funcionamento e à disciplina do atletismo.

Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza.