Renato Roseno destacou decisão do PSOL nacional de apoio ao ex-presidente petista. Foto: ALECE.

Durante sessão realizada na Assembleia Legislativa do Ceará, na manhã desta quinta-feira (05), os deputados Renato Roseno (PSOL) e Acrísio Sena (PT) defenderam a candidatura do ex-presidente Lula na disputa presidencial deste ano. Os dois destacaram o histórico do petista e suas gestões à frente da Presidência da República.

Renato Roseno, por exemplo, lembrou que o PSOL, nos últimos anos, apresentou nomes para a disputa ao cargo de presidente da República, porém, ele destacou que neste ano há uma diferença, visto que o objetivo do apoio dado a Lula tem relação direta com a manutenção da democracia e derrota do “bolsonarismo“. A sigla socialista confirmou, no fim de semana, apoio à uma eventual candidatura do petista.

“Pela primeira vez na nossa história, decidimos isso, com uma discussão madura, responsável e firme. Discutimos com o Partido do Trabalhadores doze pontos programáticos, que vão desde o respeito aos povos tradicionais, a ampliação dos investimentos sociais, a necessidade de proteção do trabalhador e da trabalhadora, e o aumento da participação popular”, defendeu.

No Ceará, porém, o Psol lançará candidatura própria, de Adelita Monteiro, ao Governo do Estado. De acordo com Roseno, o partido busca ampliar a participação no Legislativo estadual. “Queremos crescer nessa Casa, para que mais lutas, mais corpos e vozes, que tradicionalmente não vemos nesse Poder, possam ser vistas. Queremos jovens, trabalhadores do campo e das cidades, mulheres, mulheres negras, LGBTs, e tantos outros. Precisamos mudar a cara do Poder”.

Acrísio Sena, por sua vez, destacou a entrevista concedida por Lula à revista Time, em que ele aparece na capa da publicação. Para o deputado, o periódico é célebre por ouvir os principais estadistas do mundo. “Todos os assuntos abordados na publicação são temas necessários a se debater no período eleitoral. As ações do governo PT para reduzir a desigualdade social no País, a necessidade da união daqueles que defendem a democracia e a urgência nas políticas diplomáticas para retirar o Brasil do isolamento social em que se encontra”, disse.

Ele também criticou a situação atual do Brasil e culpou o Governo Bolsonaro pelo isolamento do País diante a opinião pública internacional. “Vemos diariamente um presidente ameaçando fechar o Congresso, fechar o Supremo e envolver as Forças Armadas em assuntos que não a competem”.

Em defesa do presidente Bolsonaro, a deputada Silvana Oliveira (PL) culpou governadores por alguns problemas existentes e chamou Lula de “ex-presidiário”.