Segundo o pedetista, para além da questão salarial, a imagem do País frente ao mundo também estará “valendo menos” ao término da atual administração. Foto: Divulgação.

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) comentou, na manhã desta segunda-feira (09), a informação de que o presidente Jair Bolsonaro será o primeiro chefe de Governo, desde o Plano Real, em 1994, a terminar o mandato com o salário mínimo com menor poder de compra do que quando começou a gestão.

Segundo o pedetista, para além da questão salarial, a imagem do País frente ao mundo também estará “valendo menos” ao término da atual administração.

De acordo com o primeiro relatório semanal de maio da corretora Tullet Prebon Brasil, nos últimos 28 anos, nenhum presidente entregou o salário mínimo mais desvalorizado do que o que deve ser feito por Bolsonaro.

Descontada a inflação, a variação do salário mínimo na gestão de Fernando Henrique Cardoso teve uma elevação de 50%; no Governo Lula foi de quase 58%, enquanto que com Dilma Rousseff aumentou 12%, e com Michel Temer teve elevação de 3%. Com Bolsonaro o recuo é de 1,7%.

Covid-19

“Diz O Globo que Bolsonaro será o primeiro presidente desde o Real a terminar o mandato com salário mínimo valendo menos. É bem mais que isso: será um presidente que deixará a presidência da República valendo menos. Deixará a imagem do país valendo menos, a decência valendo menos, o respeito valendo menos, o equilíbrio dos Poderes valendo menos, tudo, absolutamente tudo, que diz respeito à ética e à moral valendo menos”, disparou Ciro Gomes.

O presidenciável também publicou em suas redes sociais que testou positivo para a Covid-19. Segundo informou, os sintomas são leves, mas precisou suspender todas as atividades de pré-campanha. “Peço aos que tiveram contato mais próximo comigo, nos últimos dias, que façam seus testes mesmo se não estiverem apresentando sintomas. E recomendo a todos que se cuidem, pois a pandemia não acabou”, alertou.