O parlamentar demonstra preocupação com a situação econômica do País. Foto: ALECE.

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Ceará, na manhã desta quinta-feira (26), o deputado Carlos Felipe (PCdoB) apontou o Governo Federal como responsável pelos constantes aumentos de bens e serviços no Brasil.

No caso específico do reajuste da tarifa de energia elétrica no Estado, o parlamentar acusa o presidente Jair Bolsonaro de ter contribuído para esta alteração nos preços, já que a medida foi autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel.

O parlamentar também lamentou reajuste autorizado pela Agência Nacional de Saúde (ANS) de 15,8% nos planos de saúde.

Segundo ele, a medida deve prejudicar famílias brasileiras, causando impacto na saúde da população. “Já vivemos com um aumento exorbitante da gasolina, diesel, energia elétrica e demais produtos e bens. É lamentável o que estamos vivendo por conta do atual Governo Federal”, disse.

Com relação à energia elétrica, ele lembrou que a Assembleia Legislativa tem buscando respostas e meios para compreender a elevação na conta de luz, além de caminhos para solucionar a problemática, ainda que a questão deva ser solucionada por vias federais.

“Quem determina esse aumento da energia é a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que tem os diretores escolhidos pelo presidente Jair Bolsonaro. Portanto, ele é o responsável indiretamente. O reajuste de quase 25%, terá um impacto muito grande nas famílias“, lamentou o comunista.

Ainda em seu discurso, Carlos Felipe lamentou o processo de privatização da Eletrobrás. “O presidente anseia privatizar tudo. É uma verdadeira política de venda e aumento de preços, o que prejudica o povo. É triste ver a atual situação que muitas famílias se encontram com essas decisões do Governo Federal”.

Veja trecho do discurso de Carlos Felipe: