Dirigentes do PL Ceará ao lado do presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto, e do ex-deputado Raimundo Gomes de Matos. Foto: Divulgação.

A oposição no Ceará apresentou, até o momento, apenas o nome daquele que deve ser o cabeça de chapa na disputa pela vaga de governador no Estado, no caso o deputado federal Capitão Wagner do União Brasil. O grupo, porém, ainda não definiu quem serão aqueles que irão compor as demais vagas da chapa majoritária, e segundo o pretenso postulante, isso se dá pela falta de decisão de algumas agremiações que podem vir a se somar.

Uma das indefinições vem do Partido Liberal (PL), que apesar de alguns de seus quadros apoiarem uma eventual candidatura de Capitão Wagner, ainda estuda lançar um candidato ao Governo do Estado, visando fortalecer a legenda e montar um palanque próprio para o presidente Jair Bolsonaro, que deve tentar reeleição. Conforme o Blog do Edison Silva mostrou, parlamentares mais alinhados com o bolsonarismo são favoráveis ao nome de Wagner, mas a direção estadual defende a tese de apresentar um nome para a disputa de outubro próximo.

Além do PL, o postulante da oposição destaca que também há indefinição no MDB, que pode apoiar um nome da base governista ou da oposição. Membros da sigla emedebista já informaram que não aceitam a indicação pelo PDT do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e defendem a governadora Izolda Cela para reeleição.

Outro partido que os oposicionistas acreditam que não está completamente fechado com a base governista é o PSD. Wagner afirmou que até a definição dessas siglas o UB não pode decidir sobre nomes para a disputa a vice-governador ou senador, já que são agremiações com força para reivindicar as vagas.

“Eu só posso ter essa definição quando decidir quais partidos estarão conosco. O PL, por exemplo, se vier, pelo tamanho que tem, terá todo o direito de reivindicar uma vaga de vice ou senador. O MDB também pode querer. Se o PSD vier, vai querer reivindicar”, disse o pretenso candidato. Segundo ele, não sabendo quem deve somar com sua candidatura, não poderá definir os demais quadros, o que só deve ser apresentado no período das convenções partidárias em julho próximo.