Deputado Leonardo Araújo é o autor do requerimento da solenidade. Foto: Reprodução/Facebook.

Nesta terça-feira (10), a Assembleia Legislativa do Ceará realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Jornalista. O requerimento é de autoria do deputado Leonardo Araújo (MDB), subscrito pelo deputado Carlos Felipe (PCdoB).

Segundo o deputado, a data é importante pois agracia todos os profissionais que, desde o período colonial, levam à sociedade brasileira a informação, conhecimento, fatos e notícias que ajudam à população a se informar sobre o mundo social e político e são pilares para o pleno funcionamento do estado democrático de direito.

O emedebista enfatiza que o jornalista exerce um papel relevante, tornando-se indispensável para o bom funcionamento de uma sociedade. “Cabe ao jornalista interpretar a informação e atribuir sentido a esta, a fim de  permitir ao receptor a possibilidade de reflexão e interpretação“, pontuou.

No evento, serão homenageados os jornalistas: José Anderson Freire Sandes, Ângela Maria Marinho Pereira, Emília Augusta Furtado Pamplona Bedê, Helena Martins Rêgo Barreto, Déborah Christina Marques Ferreira Lima, Demitri Túlio Silva Araújo, Salomão de Castro e Silva Moura Brasil Filho, Francisco Rafael Mesquita Jerônimo, Samira de Castro Cunha, Carmina Maria Feitosa Dias, Francisco Gilmar Cavalcante de Carvalho (in memoriam), Emanuel Carlos da Silva (in memoriam) e Agostinho Gósson (in memoriam).

O Dia do Jornalista é comemorado anualmente em 7 de abril e foi instituído pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) em 1931, como homenagem ao médico e jornalista Giovanni Batista Líbero Badaró.

Com informações da ALECE.