Socorro França ocupou o cargo de secretária da SPS de 2019 até março de 2022. Foto: Gov/CE.

Nesta terça-feira (12), o Programa do Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense iniciou lembrando que a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) do Ceará está sem titular e sem um interino no cargo, desde a exoneração de Socorro França, acontecida no último dia do mandato do ex-governador Camilo Santana (PT), no primeiro dia deste mês de abril.

A demora na indicação de um titular para o cargo pode significar que a governadora Izolda Cela (PDT) queira fazer a nomeação quando estiver pronta para realizar outras mudanças na estrutura da administração estadual, que herdou do ex-governador petista.

O Instituto Future de Juventude, Promoção, Turismo, Cultura e Desenvolvimento Sustentável, vai receber da Assembleia Legislativa, a importância de R$ 931.312,50 para promover “Seminários Volantes – Donas de Si”, no período de 06 de abril de 2022 a 31 de agosto de 2022. No extrato do contrato, não está dito quantos e aonde acontecerão esses seminários volantes.

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Fortaleza fez sua primeira reunião de análise do caso Ronivaldo Maia, vereador do PT, acusado de feminicídio e por isso responde a processo disciplinar. Ronivaldo chegou a ser preso em flagrante e a prisão foi transformada em preventiva, ficando o vereador recolhido a um presídio da Região Metropolitana de Fortaleza, por um certo tempo, e, depois, beneficiado com a prisão domiciliar.

Ele estava licenciado das atividades parlamentares, por iniciativa própria, por um período de quatro meses, mas a licença já acabou e ele, alegando motivos de saúde, ainda não voltou às atividades normais. O pedido de abertura do processo disciplinar foi feito por representantes do PSOL. O relator do processo é o vereador Luciano Girão (Progressistas). A reunião desta terça-feira (12) era apenas para votação do relatório e Girão entendeu que a Câmara não tem como prosseguir com o processo disciplinar contra Ronivaldo.

Nesta tarde de terça (12), a reunião da CPI das Associações de Militares da Assembleia Legislativa ouviu o vereador de Fortaleza, Sargento Reginauro (União Brasil), ex-presidente da Associação dos Profissionais de Segurança (APS). O atual gestor do órgão foi ouvido na semana passada e, por conta deste depoimento, houve bate-boca no plenário da Assembleia. Os deputados membros da CPI estão munidos de muitas informações sobre gastos da Associação relacionadas ao financiamento de movimentos ilegais de policiais militares, além de financiamento para ações políticas de interesse de ex-policiais candidatos ou com mandatos.

A Assembleia Legislativa realizou sessão ordinária, na manhã desta terça (12), em razão do ponto facultativo de quinta-feira (14), decretado pela governadora Izolda Cela. Na pauta, algumas matérias de interesse do governo, assinadas pela chefe do Executivo cearense, como a que institui o Programa Capacita Ceará, com ações e projetos voltados à formação profissional da população em situação de vulnerabilidade do Estado. 

E um outro projeto altera a Lei n. 16.710, de 21 de dezembro de 2018, que dispõe sobre o Modelo de Gestão do Poder Executivo, altera a Estrutura da Administração estadual. Neste, os programas que eram geridos pela vice-governadoria passam ao controle do gabinete da governadora.

O jantar oferecido ao ex-presidente Lula (PT) na residência, de Brasília, do ex-senador Eunício Oliveira (MDB), foi o acontecimento mais badalado da política nacional no fim da segunda-feira (11), por conta do entendimento dado a ele, qual seja, o de “fritura” da senadora Simone Tebet (MS) à presidência da República, embora o anfitrião tenha feito um grande esforço para negar a existência de uma traição, mas enfatizando o discurso do senador Renan Calheiros (AL) de que o MDB não deverá entrar em “aventura” semelhante a da última eleição presidencial de 2018, quando apresentou o nome do ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o resultado foi inexpressivo.

Os principais “caciques” do MDB estavam presentes, inclusive o ex-presidente José Sarney. Michel Temer, considerado traidor por alguns petistas, não esteve presente. Outro senador, Jader Barbalho (PA), também não foi, mas falou com Lula ao telefone, justificando sua ausência, para não criar dificuldades ao filho, o governador do Pará, Hélder Barbalho, aliado do presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi. Antes do jantar na residência de Eunício, Simone teve um encontro com Temer que falou a respeito, logo em seguida, em entrevista concedida à CNN Brasil.

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) está voltando, nesta quarta-feira (13), dos Estados Unidos depois de ter participado, no último fim de semana, de evento com estudantes brasileiros em Boston, juntamente com o ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Na mesma ocasião, só que virtualmente, também na condição de presidenciável, a senadora sul-mato-matogrossense participou.

Roberto Cláudio (PDT), ex-prefeito de Fortaleza, acompanhou Ciro na viagem aos Estados Unidos e também está de volta ao Ceará nesta quarta-feira (13). Roberto, na segunda-feira próxima (18), retoma suas atividades no interior do Estado na condição de pré-candidato a governador. Ele estará, dia 18, em Juazeiro do Norte onde fará palestras, concederá entrevistas e manterá contatos políticos.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo ​após o programa “É Tempo de Bola”.

Assista ao programa desta terça-feira (12/04):