Ex-deputado Raimundo Matos na tribuna da Câmara Federal. Foto: Agência Câmara.

O ex-deputado federal Raimundo Gomes de Matos, em carta entregue nesta sexta-feira (01/4) ao presidente estadual do PSDB/CE, Luiz Pontes, comunica sua desfiliação do Partido da Social Democracia Brasileira depois de 31 anos de tucanato.

Na carta, Dr. Raimundo lembra que entrou na agremiação quando era prefeito de Maranguape, sua terra natal, para pedir votos para o tucano paulista Mário Covas, candidato a presidente da República.

Nesses 31 anos, Raimundo Matos conta que exerceu seis mandatos consecutivos de deputado federal e, em nome do partido, assumiu vários cargos e missões no Congresso Nacional, inclusive chegando ser presidente de várias Comissões Técnicas como a de Agricultura e de Seguridade Social e Família; presidente de Frentes Parlamentares como a de defesa da Transposição das Águas do Rio São Francisco e da Ferrovia Transnordestina e relator geral do Orçamento da União.

“A história já fez esse registro, do qual eu tenho muito orgulho e espero poder influenciar e contribuir com as novas gerações, a partir dessas experiências vividas nas batalhas diárias da política”, escreveu.

O ex-deputado é o autor da Proposta de Emenda Constitucional – PEC que criou o piso salarial nacional dos Agentes Comunitários de Saúde – ACS e dos Agentes de Combate às Endemias – ACE.

Dr. Raimundo relembra que nos governos tucanos de Tasso Jereissati e Lúcio Alcântara foi chamado a exercer cargo de secretário sempre na área do trabalho e ação social. “Com ambos (Tasso e Lúcio) aprendi o respeito ao diálogo, à liberdade de opinião, e o trato transparente com bem público”, ressaltou.

O ex-deputado registra ainda que o filho, Pedro Matos, deixou o PSDB em 2019 e no momento exerce temporariamente o mandato de vereador de Fortaleza “e, certamente, com as bênçãos de Deus, seguirá nossa trajetória”.

Dentro do PSDB, Raimundo Gomes de Matos foi presidente estadual do partido e presidente do Instituto Teotônio Vilela – ITV.

Atualmente Dr. Raimundo trabalha na Sudene. É chefe da Diretoria de Planejamento e Articulação de Políticas da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste.