A comenda homenageia personalidades que contribuem, em sua área de atuação profissional, como o ex-governador Camilo Santana (PT), para o desenvolvimento do município. Foto: CMFor.

A Prefeitura de Fortaleza realiza nesta quarta-feira (13) a cerimônia de entrega da 5ª Medalha Iracema, a maior honraria concedida pelo Poder Executivo Municipal.

Os agraciados serão: o ex-governador Camilo Santana, o Instituto da Primeira Infância (Iprede) e os servidores da saúde. O evento, restrito a convidados, será realizado no Teatro São José às 18h30.

Como parte das comemorações do aniversário de Fortaleza, que completa 296 anos nesta quarta-feira (13), a cerimônia de outorga da Medalha Iracema será presidida pelo prefeito José Sarto (PDT).

O prefeito enfatizou os méritos de cada um dos homenageados. “No dia do aniversário de Fortaleza, no Teatro São José, vamos homenagear o governador Camilo Santana, que vem contribuindo com importantes obras e ações na Capital; o Instituto da Primeira Infância (Iprede), que se dedica a promover o desenvolvimento de nossas crianças nos primeiros anos de vida; e os servidores da saúde, que têm sido fundamentais na luta contra a pandemia”, enfatizou.

No mesmo dia, os fortalezenses serão presenteados com show do cantor Raimundo Fagner no Aterrinho da Praia de Iracema. A festa, com início previsto às 18 horas, também traz como atrações os artistas: Bárbara Sena, Maria Antonia, Camila Marieta, Navire, Nayra Costa e Nicholas (baterista da banda Selvagens à Procura de Lei). As apresentações serão abertas ao público com entrada gratuita, mediante comprovação vacinal.

Homenageados

  • Camilo Santana

Natural de Crato, Camilo é engenheiro agrônomo e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Iniciou a vida pública como servidor público federal do Ibama e foi superintendente adjunto do órgão no Ceará em 2003 e 2004.

Disputou um cargo político pela primeira vez em 2000, quando se candidatou à Prefeitura de Barbalha, mas não foi eleito. Na segunda, em 2004 recebeu 9.925 votos, mas ficou em segundo lugar. Entre os anos de 2007 e 2010, a convite de Cid Gomes, assumiu a pasta do Desenvolvimento Agrário no estado cearense.

Concorreu com sucesso ao cargo de deputado estadual nas eleições de 2010, tendo sido o candidato mais votado para a Assembleia, com 131.171 votos. Em julho de 2012, assumiu a Secretaria das Cidades. Candidatou-se ao Governo do Estado nas eleições de outubro de 2014, sendo eleito no segundo turno. Em 2018, foi reeleito ao cargo de governador do Estado.

Camilo teve uma grande atuação no enfrentamento à pandemia, com adoção de medidas restritivas para impedir a transmissão da doença, o reforço dos equipamentos de saúde, através da aquisição do Hospital Leonardo da Vinci e abertura de leitos exclusivos para a doença. Após sete anos e três meses seguidos no Poder Executivo (2015 a 2022), deixou o cargo em busca de novos desafios e com alta taxa de aprovação dos cearenses mesmo diante de uma gestão repleta de crises.

  • IPREDE

Fundado em 1986 em Fortaleza (CE) por um grupo de profissionais sensibilizados pela condição das crianças em desnutrição grave e vivendo em situação de vulnerabilidade social e pobreza. Na época, as taxas de desnutrição crônica obtidas a partir de estudos populacionais na Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (PNSN) estavam em torno de 30%.

O IPREDE tornou-se um Centro de Referência sobre a primeira infância, além de um espaço de produção, ensino e divulgação da temática para a comunidade através da articulação de ações com diversos setores da sociedade na disseminação conhecimentos técnico-científicos, produção e promoção da cultura e da arte como instrumento de conscientização e valorização do cidadão sempre com foco no emponderamento das mães e a inclusão social das famílias assistidas.

Por meio da iniciativa de sete mulheres, lideradas pela fisioterapeuta Ana Norões, a enfermaria para o combate a desnutrição iniciada no hospital Albert Sabin cresceu e se tornou o primeiro e o único hospital da América Latina para a finalidade.

Atualmente, o Iprede assiste 1.350 crianças com déficit de desenvolvimento e alterações do comportamento, contabilizando 950 famílias. Dessas, 600 possuem diagnóstico de autismo, que recebem atendimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde de 15 especialistas. O espaço desenvolve, ainda, 26 projetos em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) também buscando expandir a janela funcional da primeira infância.

  • Servidores da Saúde

Essenciais para o enfrentamento da pandemia, os servidores municipais de saúde atuaram na linha de frente nos momentos mais difíceis, cuidando dos pacientes diagnosticados com a Covid-19, tendo muitas vezes que se privar do contato familiar para evitar o risco de contágio da doença.

A comenda será dedicada aos médicos, enfermeiros, técnicos e outras categorias que estiveram na linha de frente no combate à doença, atendendo pacientes mesmo quando as informações ainda eram recentes e não existia combate através das vacinas.

De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Estela Leite, o empenho praticado pelas diversas categorias envolvidas demonstrou a essencialidade do Sistema Único de Saúde (SUS), que de forma universal assumiu a missão de cuidar e de salvar vidas por meio do compromisso demonstrado por esses profissionais.

“É uma reflexão que precisamos fazer a título de reconhecimento, e nada mais justo do que esse prêmio aos trabalhadores da saúde que serviram nessa missão num momento tão difícil para a humanidade, evoluindo junto à ciência e descobrindo as melhores condutas”, destacou Ana Estela, citando ainda que os profissionais da saúde também são os grandes responsáveis pelo combate à pandemia por meio das estratégias de vacinação.

Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza.