Cônsul do Povo (centro de blazer) deixou o PSC e soma-se Jorge Pinheiro (paletó cinza) no PSDB da Câmara de Fortaleza. Foto: Divulgação.

Além de deputados federais e estaduais, vereadores de Fortaleza também estão deixando suas atuais agremiações e se filiando a outros partidos de olho nas eleições gerais deste ano. Alguns desses parlamentares devem tentar vaga na Assembleia Legislativa do Ceará, enquanto que outros vão tentar conquistar um assento na Câmara Federal.

Dois dos cinco vereadores que foram eleitos pelo PROS em 2020 migraram para o União Brasil, nova sigla que nasceu da fusão do Democratas – DEM com o PSL. São eles:  Sargento Reginauro e Julierme Sena. Eles são pretensos candidatos ao pleito deste ano, sendo o primeiro ao Legislativo estadual e o segundo a federal.

Pretenso candidato ao Senado Federal, Inspetor Alberto, que também foi eleito pelo PROS, migrou para o Partido Liberal (PL), agremiação que tem como principal filiado no País o presidente da República, Jair Bolsonaro, que migrou para a sigla no fim do ano passado. Além dele, também ingressou na legenda a vereadora Priscila Costa, até então no PSC.

A simbologia da filiação de Priscila foi realizada na manhã desta quinta-feira (31), durante ato na Câmara Municipal de Fortaleza. Segundo novos aliados, ela já teria assinada a ficha de filiação em Brasília, semana passada. Nas últimas eleições de 2018, a parlamentar ficou como primeira suplente ao cargo de deputada federal com pouco mais de 48 mil votos e pretende assumir a vaga, que tem Júnior Mano (PL) como titular, no próximo mês de maio por quatro meses.

Outro que deve se filiar ao PL é o suplente de vereador Pedro Matos, atualmente atuando na Casa Legislativa na vaga de Bruno Mesquita. Dudu Diógenes também deve ingressar na legenda, motivado pelo ingresso do presidente Jair Bolsonaro.

O PSDB, por sua vez, que possuía apenas um vereador na Câmara Municipal, passa a ter três. Isso porque Cláudia Gomes (ex-DEM) e Cônsul do Povo, egresso do PSC, ingressaram na agremiação e somam-se a Jorge Pinheiro como representantes da legenda tucana na Casa. Os três devem disputar vagas nos legislativos estadual e federal no pleito deste ano.

Eleições de outubro

Cônsul do Povo se filiou ao PSDB nesta quinta-feira (31) e vai reforçar a chapa de pré-candidatos a deputado estadual pelo partido às eleições de outubro. O parlamentar teve a ficha abonada pelo presidente do diretório estadual tucano, Luiz Pontes, e pelo senador/suplente Chiquinho Feitosa, que em maio próximo assumirá a presidência do PSDB no Ceará.

O ato de filiação contou com as presenças de alguns dos pré-candidatos a deputado estadual, como o deputado Gordim Araújo; o vereador Jorge Pinheiro; o suplente de deputado estadual Diego Barreto; e Emilia Pessoa, secretária de Governo de Caucaia.

Nas eleições deste ano, a meta do PSDB-CE é eleger três deputados estaduais, com perspectiva de até quatro, e outros três federais.

Além desses vereadores, outros parlamentares de Fortaleza também devem mudar de suas agremiações nas próximas horas.