Danilo Lopes é dentista e está em seu primeiro mandato. Foto: Reprodução/Instagram.

O vereador Danilo Lopes (Podemos), vice-presidente da Comissão da Saúde e Seguridade Social da Câmara de Fortaleza, esteve na reunião do colegiado para debater a regulamentação das oito horas de educação permanente para os profissionais da Saúde que atuam na atenção primária.

Estas oito horas foram dadas pelo ex-prefeito Roberto Cláudio, em 2013, quando o Programa Mais Médicos, do Governo Federal, chegou a Fortaleza com a mesma conquista. Entretanto, o período dedicado à educação permanente não foi regulamentado. Quando o benefício é reivindicado de forma justa também pelos servidores de nível médio, a proposta da Prefeitura de Fortaleza é de transformar as oito horas semanais em mensais.

Defendo que o atendimento à população, na saúde, seja qualificado. Portanto, os profissionais precisam de tempo para dedicar ao aprendizado constante. Sou a favor da regulamentação das 8 horas para Educação Permanente“, afirmou Danilo.

Ele ressaltou ainda que o prefeito José Sarto (PDT) tem autonomia para essa regulamentação.

Estiveram presentes vereadores à reunião, representantes do Sindicato dos Médicos do Ceará, do Sindicato dos Odontologistas do Ceará (Sindiodonto), do Sindicato de Enfermagem, do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço de Saúde de Fortaleza (Sintsaf).

Apoiamos a causa de todos os trabalhadores da saúde como forma de reconhecimento aos serviços que prestaram durante a pandemia, muitas vezes às custas da própria saúde ou com a perda de suas vidas, pela qualificação do trabalho que é realizado junto à população de Fortaleza, pela recomendação das Organizações de Saúde em todo o mundo, porque durante o período que dentistas, médicos e enfermeiros tiveram esse benefício os indicadores da saúde aumentaram“, reforçou o edil.