Prefeito de Aquiraz, Bruno Gonçalves; prefeito do Eusébio e presidente estadual do PL, Acilon Gonçalves, e sua mulher Marta Gonçalves. Foto: Reprodução/FB.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto Nogueira, exonerou, a pedido, da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas, a suplente de vereador, Marta Gonçalves, mulher do presidente estadual do PL – Partido Liberal no Ceará, o prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves. Ela é candidata a deputada estadual, depois de ter sido derrotada, em 2020, para um segundo mandato na Câmara Municipal de Fortaleza.

Dona Marta foi votada, naquela eleição, por 5.408 eleitores fortalezenses. Acilon tem dito a correligionário que vai pedir ajuda em votos para a Assembleia e que não há possibilidade de ele recomendar outro candidato ao Legislativo estadual. Quer evitar a surpresa da derrota dela como aconteceu em 2020.

Ela foi eleita vereadora de Fortaleza na Legislatura passada, mas só exerceu poucos dias de mandato, posto ter sido nomeada para a Coordenadoria de Políticas sobre Drogas durante praticamente os quatro anos da legislatura. Em 2020, Dona Marta tentou reeleição, mas não obteve sucesso. Neste período, um áudio vazou envolvendo seu filho, o atual prefeito de Aquiraz, Bruno Gonçalves, em que ele, na época deputado estadual, arquitetava com uma liderança comunitária formas de beneficiar a eleição da mãe para a Câmara Municipal.

Citada como eventual beneficiária de esquema de compra de votos, no pleito de 2020, a ex-vereadora foi escolhida pelo prefeito Sarto como Coordenadora Especial de Políticas sobre Drogas, no início do ano passado. A gestora, porém, dividia o cargo com a função de primeira-dama do município do Eusébio, onde mantém uma atuação considerável.

Depois do ingresso do presidente Jair Bolsonaro no PL, o presidente estadual da sigla, Acilon Gonçalves, confirmou que permanece na direção do partido, inclusive, comprando briga com alguns bolsonaristas no Ceará. Ele tem conversado com o pré-candidato ao Governo do Estado, Capitão Wagner (UB), com forte possibilidade de vir a apoiá-lo no pleito deste ano.

Vale ressaltar que na legislatura passada, o PROS, então partido de Capitão Wagner, entrou com representação contra Marta Gonçalves, por quebra de decoro parlamentar, uma vez que ela foi citada pelo filho, Bruno Gonçalves, à época deputado estadual, como eventual beneficiária de um esquema de compra de votos em Fortaleza. Em áudios, o parlamentar conversa com um pretenso candidato a vereador, solicitando seu apoio para tentar reeleger a mãe.

Bruno Gonçalves também foi denunciado pelo PROS, mas o parlamentar renunciou ao mandato de deputado antes que o Conselho de Ética da Assembleia Legislativa iniciasse qualquer ação contra ele. Isso só foi possível porque o deputado foi eleito prefeito do município de Aquiraz.

Ato de exoneração de Marta Gonçalves assinado pelo prefeito Sarto:

ATO 0604/2022 – GABPREF – O PREFEITO MUNICIPAL DE FORTALEZA, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE exonerar a pedido, nos termos do art. 41, item I da Lei nº 6.794, de 27.12.1990, do Estatuto dos Servidores do Município de Fortaleza, publicado no DOM nº 9.526 – Suplemento de 02.01.1991, MARTA MARIA DO SOCORRO LIMA BARROS GONÇALVES, do cargo em comissão de COORDENADOR ESPECIAL, simbologia S-1, do(a) COORDENADORIA ESPECIAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS, integrante da estrutura administrativa do(a) GABINETE DO PREFEITO, a partir de 10/03/2022.

José Sarto Nogueira Moreira – PREFEITO DE FORTALEZA