Sarto faz o anúncio do certame ao lado das gestoras responsáveis pela Educação na Capital. Foto: Reprodução/Instagram.

Diante de ameaças de paralisação, o prefeito José Sarto (PDT) anunciou, na manhã desta quarta-feira (30), a realização de concurso público para o preenchimento de 2 mil vagas de professor em Fortaleza. De acordo com ele, esse é o maior certame do tipo já realizado na Capital cearense.

Representantes do Sindicato dos Professores em Fortaleza preparavam para esta quinta-feira (31) um ato de protesto em frente ao Paço Municipal, inclusive, já tinham mobilizado toda a categoria para paralisar. No entanto, após o anúncio feito pelo chefe do Poder Executivo municipal, os líderes do movimento resolveram cancelar a manifestação.

Logo na abertura dos trabalhos da Câmara Municipal, no início do ano, professores lotaram o auditório da Casa cobrando por mais melhorias para a categoria. Já naquele momento, Sarto sinalizou a possibilidade da realização do concurso público, o que deixou os professores em alerta.

Segundo o prefeito, na próxima semana, enviará para a Câmara de Vereadores um projeto de Lei criando 2 mil vagas para a realização de concurso público para professores rede municipal de ensino.

O maior concurso da história. Após aprovação do Legislativo, já publicaremos o edital da seleção. Isso é parte do nosso compromisso com a expansão de vagas e com a valorização profissional, que inclui também ações de qualificação dos nossos trabalhadores”, destacou Sarto em suas redes sociais.