Plenário da Assembleia Legislativa cearense. Foto: Divulgação.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense, desta quarta-feira, 02 de março, começou destacando a disputa política em vários municípios do Ceará e a busca da reeleição de deputados estaduais.

Um exemplo foi o de Quixadá. O prefeito Ricardo Silveira (PSD), em 2020, derrotou o então gestor Ilário Marques (PT) que buscava a reeleição e tinha aliança com o deputado estadual Osmar Baquit (PDT).

Silveira, hoje, é aliado de Salmito Filho (PDT). Ontem, Baquit foi acusado de ter interferido para evitar que uma obra do Estado, de melhoria da BR-122 até o Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, fosse iniciada. Seria um trecho de mais de 8km.

Osmar Baquit não falou a respeito do caso. Esse é apenas um dos problemas da base governista a enfrentar nesta campanha, em razão da tensão eleitoral.

Sobre o tema, partidos estão inflando o número de prováveis eleitos à Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados. Pela relação de possíveis eleitos, a Casa estadual necessitaria ter mais vagas, bem como na Câmara Federal.

O novo roteiro de trabalho da CPI das Associações de Militares será definido em reunião dos seus integrantes com representante da Mesa Diretora da Assembleia. Os arquivos da Comissão já guardam um vasto material, mas ainda sem depoimentos. O promotor de justiça Sebastião Brasilino de Freitas, ligado às ações com envolvimento de militares, foi chamado a falar aos integrantes da CPI a respeito das atividades da corporação. Agora, neste segundo momento, poderão ser tomados novos testemunhos.

A desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, presidente do TJCE, concedeu liminar suspendendo os efeitos da decisão de juiz do primeiro grau que mandara a Prefeitura de Fortaleza exonerar o secretário Ilário Marques.

O desembargador cearense Teodoro Silva Santos autografa seu livro “O juiz das garantias sob a ótica do Estado Democrático de Direito: a adequação ao ordenamento Jurídico Brasileiro”, no próximo dia 17 de março, no Iate Clube, em Fortaleza. A obra é pioneira e o tema é palpitante.

O juiz das garantias foi aprovado pelo Congresso Nacional em 2019. Desde 2020, a medida está suspensa por decisão liminar do ministro Luiz Fux. No ano passado, Fux convocou uma audiência pública para discutir o tema, sendo realizada posteriormente, mas sem julgamento no plenário do Supremo.

Nesta quinta-feira (03), começa o prazo para os deputados estaduais trocarem de partido sem sofrer qualquer pena. Muitos dos atuais parlamentares aproveitarão este momento. Hoje, o Jornal O Globo publicou uma matéria mostrando como a Janela Partidária influenciará na nova composição das bancadas na Câmara dos Deputados.

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), publicou uma nova Resolução sobre o funcionamento do Plenário do Legislativo de Fortaleza neste mês de março. Segundo o documento, os vereadores terão apenas duas sessões por semana, nos dias de quarta e quinta-feira, ainda com sistema híbrido.

Ciro Gomes, presidenciável do PDT, está ocupando o horário de sua agremiação na propaganda partidária. Nos últimos dias, ele aparece falando de mudanças na Gestão Federal, já ocorridas no Brasil e que acabaram não gerando resultados esperados, como ele classificou de “salto de galinha”, quando o país precisa de “voo de águia”. No seu último vídeo, Ciro mostra os exemplos dos governos cearenses como modelo para a Administração Federal.

O PSD/CE tem evento marcado na sexta-feira (04/3), em Fortaleza, com a presença do presidente nacional do grêmio, Gilberto Kassab, para filiar pretensos candidatos ao Legislativo estadual e federal. Será uma oportunidade para Kassab consolidar a aliança do PSD com o PDT, afora outros partidos da base governista cearense.

Marcelo Ramos, vice-presidente da Câmara dos Deputados, disse que o presidente Jair Bolsonaro comete crime eleitoral em reduzir impostos federais às vésperas da eleição e que, por conta disso, vai representá-lo à Justiça. No mês passado, um decreto de Bolsonaro reduziu a alíquota do IPI, Imposto sobre Produtos Industrializados, que reduzirá os preços de alguns produtos de grande consumo no Brasil. Entretanto, causará queda de receita de Estados e Municípios.

Bolsonaro não respondeu diretamente a Ramos, mas falou sobre a questão ao fazer críticas a senadores do Amazonas, como Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD).

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo após o programa “É Tempo de Bola”.​

Assista ao programa desta quarta-feira (02/03):