O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção iniciou destacando, nesta terça-feira, dia 22 de março, a incerteza de alguns políticos. Faltando dez dias para o fechamento da janela partidária, que é um dia antes da data limite de filiações ao pleito deste ano, o ambiente é indefinido para pretensos nomes a cargos proporcionais – deputados estaduais e federais.

Diariamente, tem-se notícia de um provável postulante, hoje dado como certo em um partido, conversando sobre sua entrada a outra sigla e, nas negociações, dois temas são os mais recorrentes: a ajuda do partido ao candidato em liberação de colégios eleitorais e destinação de recursos do Fundo Eleitoral a sua campanha. 

Com relação ao Fundão, embora seja um volume expressivo, em torno de R$ 5 bilhões a todos os partidos, entretanto, para pretendentes ao Legislativo, a divisão torna-se pequena. Já em relação à distribuição de colégios eleitorais, é mais complicado, pois o número de sufrágios é finito e as lideranças não conseguem administrar a divisão destes. Assim, a cada dia que passa, fica mais difícil alguns candidatos acertarem.

O ex-senador Luiz Pontes transmitiu, ontem, o comando do PSDB cearense ao empresário Chiquinho Feitosa, primeiro suplente do senador Tasso Jereissati (PSDB) no Senado Federal, em evento ocorrido no Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa. Luiz, em tratamento pelas sequelas adquiridas por conta do novo coronavírus (Covid-19), fez um balanço de seu trabalho no comando da agremiação, até a formação de uma chapa de nomes a deputado estadual nas eleições de 2022, com perspectiva de eleger dois a três pleiteantes. 

Voltando ao nome de Chiquinho Feitosa, candidato a deputado federal e terá a responsabilidade, agora, de conduzir o PSDB/CE, a convite de Tasso, depois de ter sido derrotado na disputa pelo comando do União Brasil no Ceará, vencida pelo deputado federal Capitão Wagner. Feitosa, por muitos anos, presidiu o DEM no estado, sequenciando o comando do ex-vice-prefeito de Fortaleza Moroni Torgan.

A respeito de Moroni, sua assessoria disse ao Blog do Edison Silva que a presença no evento de ontem, da filiação de Chiquinho Feitosa ao PSDB, foi um ato de cordialidade ao seu amigo tucano. Moroni, segundo alguns, acertou com o senador Tasso sua entrada no Cidadania, e não na agremiação socialdemocrata, onde continuará fazendo política com Chiquinho, pois o PSDB e o Cidadania oficializarão uma Federação, com a possibilidade de inclusão, ou coligação, com o MDB e União Brasil.

Tasso, em entrevista a este Blog, disse que o PSDB vai esperar a saída de João Doria do Governo de São Paulo, até o dia 2 de abril, para ele, Doria, mostrar depois que sua postulação à presidência da República é viável. Caso contrário, o partido buscará outra saída. Aliás, o cearense foi um dos que escreveu um manifesto pedindo a permanência de Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, a se lançar candidato ao Palácio do Planalto pelos tucanos. A segunda opção dos peessedebistas, para ter um nome competitivo na “terceira via”, é a senadora Simone Tebet (MDB/MS), pré-candidata presidencial emedebista 

O União Brasil Cearense realizou seu primeiro encontro oficial no Ceará, na manhã desta terça-feira (22), na ALECE, com a finalidade de receber filiações. Estão certos, além de Wagner, antigos filiados ao PROS, como o deputado estadual Soldado Noelio e o vereador de Fortaleza Sargento Reginauro. Outros nomes são egressos do PSDB, como os liderados do prefeito de Maracanaú Roberto Pessoa, Fernanda Pessoa, sua filha, assim como o deputado federal Danilo Forte, e outros defensores da candidatura de Capitão Wagner ao Palácio da Abolição.

O Partido dos Trabalhadores (PT) ainda é a agremiação nacional mais hegemônica, mas já não é mais como era, quanto à ideologia de seus integrantes. A sigla vai filiar três deputados estaduais, sendo dois deles políticos sem qualquer compromisso com ideologia, como Júlio César Filho, atual líder do Governo na Assembleia, e Nizo Costa, egresso do PSB. A deputada Augusta Brito, outra a ingressar nos quadros petistas, é a que mais se aproxima ideologicamente do PT, pois ela é do PCdoB,

Ciro Gomes (PDT) deu uma palestra para alunos da Uni7, ontem. Ele falou da alienação de postulantes à presidência da República, enfatizando o despreparo do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ministro Paulo Guedes, da Economia.

O ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), saudou o interesse do brasileiro na busca da informação correta sobre a Justiça Eleitoral e as eleições deste ano.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo ​após o programa “É Tempo de Bola”.

Assista ao programa desta terça-feira (22/03):